Política
Randolfe e Eliziane pedem prisão de Roberto Jefferson por ataques à ministra do TSE
Ministra do TSE foi xingada pelo ex-deputado após a Corte decidir, por 4 votos a 3, punir a emissora Jovem Pan por fake news


Os líderes da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede) e Eliziane Gama (Cidadania) acionaram o Supremo Tribunal Federal, neste domingo 23, pedindo a prisão do ex-deputado federal Roberto Jefferson por ataques feitos à ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia.
Após a Corte Eleitoral decidir contra a rede bolsonarista Jovem Pan por declarações de comentaristas consideradas distorcidas ou ofensivas a Lula (PT), Jefferson comparou a ministra a uma “prostituta”. O voto da ministra foi acompanhado por outros 3 magistrados que integram o Tribunal.
Segundo os senadores, o ex-deputado “ultrapassou os limites do aceitável” ao atacar a ministra “em razão de sua atividade jurisdicional”.
O ex-deputado já cumpre prisão domiciliar por suspeitas de participação em atos antidemocráticos. Conforme a ação protocolada neste domingo, a prisão se faz necessária “diante da ineficácia das medidas cautelares alternativas à prisão, inclusive a prisão domiciliar”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Campanha de Bolsonaro teme repercussão negativa após ataque de Jefferson a Cármen Lúcia
Por CartaCapital
Roberto Jefferson compara Cármen Lúcia a ‘prostituta’ por decisão contra a Jovem Pan
Por CartaCapital