Política

‘Quem está diante do tribunal divino é o bispo Edir Macedo’, diz Paulo Teixeira

Em entrevista a CartaCapital, o deputado petista acusou o líder da Igreja Universal de ter disseminado mentiras contra Lula

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP). Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) rebateu as declarações do bispo Edir Macedo sobre o presidente eleito Lula (PT) e afirmou que o líder religioso está “diante do tribunal divino” por ter permitido que a Igreja Universal do Reino de Deus disseminasse “mentiras” sobre o petista durante a eleição.

A declaração de Teixeira ocorreu durante entrevista ao programa Direto da Redação, no canal de CartaCapital no YouTube, nesta sexta-feira 4. O parlamentar se referiu ao vídeo em que o bispo incentivou os seus seguidores a perdoarem Lula e reconheceu a vitória dele no segundo turno.

“Por que ele permitiu que a imprensa da Igreja Universal do Reino de Deus praticasse tantas mentiras? De fato, Deus tem que perdoar, não o Lula”, afirmou Paulo Teixeira. “Quem está diante do tribunal divino é o próprio bispo Edir Macedo, que praticou inúmeras fake news.”

O deputado também disse que Macedo foi “muito infeliz” na declaração sobre Lula e que o bispo deveria “analisar a sua consciência diante do que ele mesmo fez”.

Por outro lado, o parlamentar afirmou considerar que Lula vai conquistar o apoio de segmentos que não votaram nele, como os próprios evangélicos.

“Eles gastaram bilhões de reais para ganhar as eleições e não ganharam. Então, teve muita gente que acreditou neles em função do turbinamento em algumas políticas públicas”, avaliou.

Mais cedo, a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que o PT dispensa o “perdão” de Macedo.

“Ele é quem precisa pedir perdão a Deus pelas mentiras que propagou, a indução de milhões de pessoas a acreditarem em barbaridades sobre Lula e sobre o PT, usando a igreja e seus meios de comunicação para isso”, escreveu Gleisi.

Depois, Macedo declarou que não “virou a casaca” e que nunca recebeu nenhum benefício dos governos Lula.

“Eu pedi que as pessoas perdoassem para que elas pudessem ser perdoadas. Estão dizendo que o bispo ‘virou a casaca’. Não virei a casaca coisa nenhuma. O Lula esteve oito anos no governo, e o que ele deu a mim, à igreja ou à Record? Nada.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo