Política

Quem é Telmário Mota, ex-senador acusado de mandar matar a mãe da própria filha

A suspeita é de que o ex-senador mandou matar a mulher após ser denunciado por tentativa de estupro da filha

Telmário Mota. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Polícia Civil tenta prender, nesta segunda-feira 30, o ex-senador Telmário Mota (Solidariedade-RR), acusado de ter mandado matar Antônia Araújo de Souza, de 52 anos, após a filha do casal ter denunciado uma tentativa de estupro por parte de Mota.

Antônia foi assassinada com um tiro na cabeça em 29 de setembro, quando deixou sua casa para trabalhar. O caso ocorreu no bairro Senador Hélio Campos, na capital de Roraima.

A Polícia cumpre nesta manhã três mandados de prisão e sete de busca e apreensão em Roraima e em Brasília contra Mota. Um sobrinho do ex-senador, identificado como Harrison Nei Correa Mota, e um dos apontados como executor do assassinato, Leandro Luz da Conceição, também são alvos.

Em agosto de 2022, a filha de Mota e Antônia Araújo afirmou que o então senador tocou em suas partes íntimas e tentou arrancar a sua roupa no Dia dos Pais. O caso foi registrado à época como estupro de vulnerável pela filha do casal ainda ter 17 anos. Até o momento, Mota não foi condenado.

Quem é Telmário Mota

O político roraimense iniciou carreira como vereador na cidade de Boa Vista e foi eleito senador em 2014. Nas eleições de 2018, tentou se eleger como governador do estado pelo PTB, mas perdeu a disputa.

Em 2015, o então vereador foi acusado de agredir Maria Aparecida Nery de Melo, de 19 anos, com quem mantinha relações na época. A jovem afirmou à polícia que mantinha relações com Mota desde os seus 16 anos e que, na ocasião, apanhou até “desmaiar”. No mês seguinte, a jovem retirou a queixa sob a alegação de que teria se machucado ao tentar agredir o parlamentar. Por se tratar de uma denúncia de violência contra a mulher, a queixa não pode ser retirada.

Durante sua atuação política, Mota ficou conhecido por declarações polêmicas e práticas duvidosas. Em 2016, já como senador, foi investigado por participar de rinhas de galo. Ele também foi acusado de suposta apologia ao crime ao defender quadrilhas que organizavam a prática.

Em 2017, Telmário viralizou nas redes sociais após discursar no Plenário do Senado sobre um falso planeta, conhecido como “Nibirú”, que supostamente iria colidir com a terra e ‘extinguir o ciclo atual’. A informação falsa, alegou na ocasião, teria vindo de contatos que o senador manteria com a Nasa.

Em 2018 durante a campanha para governador, Mota chegou a afirmar que, caso eleito, devolveria imigrantes em Roraima à Venezuela para dar ao estado “a paz e a tranquilidade que ele precisa. Naquela época, o Brasil recebeu milhares de imigrantes vindos ilegalmente da fronteira entre os dois países após uma forte crise econômica na Venezuela.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo