Política

Nas redes, Lula celebra um ano de vitória eleitoral contra Bolsonaro

Era 30 de outubro de 2022 quando as urnas mostraram Lula com 50,90% dos votos válidos contra 49,10% de Bolsonaro

Foto: Nelson Almeida/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) celebrou, nesta segunda-feira 30, o primeiro ano da sua vitória eleitoral contra Jair Bolsonaro (PL). A celebração foi feita com uma publicação nas redes sociais.

“Há um ano, a democracia vencia nas urnas. De lá pra cá retomamos programas sociais, reduzimos o desmatamento e o desemprego, recuperamos a imagem do Brasil no mundo e a vida melhorou”, escreveu o petista em seu perfil no X, antigo Twitter.

“O que você está achando e como está se sentindo 1 ano depois?”, finalizou Lula na postagem.

Bolsonaro, por sua vez, não fez qualquer comentário sobre o aniversário da sua derrota nas urnas.

Relembre o resultado

Há um ano, a apuração liderada pelo Tribunal Superior Eleitoral marcava 50,90% dos votos válidos para Lula, contra 49,10% de Bolsonaro no 2º turno. O resultado, ainda que apertado, apenas cerca de 2 milhões de votos, deu vitória do petista, eleito, naquela ocasião, para um terceiro mandato como presidente.

Os dois tinham chegado ao segundo degrau do pleito daquele ano após uma disputa também apertada no 1º turno. 48,43% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro conquistou 43,2%. A diferença em volume de votos foi de 6 milhões. Nessa etapa da disputa, o terceiro lugar ficou com Simone Tebet (MDB), que apoiou Lula na etapa seguinte e veio a se tornar ministra do Planejamento no novo governo.

Após a vitória daquele 30 de outubro, em um discurso em São Paulo, Lula também citou a democracia:

“Neste 30 de outubro histórico, a maioria do povo brasileiro deixou bem claro que deseja mais – e não menos democracia”, dizia um dos trechos principais do discurso do petista. Relembre a íntegra.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo