Economia

Quem é Rafael Dubeux, o indicado do governo para o Conselho da Petrobras

Dubeux deve substituir o engenheiro eletrônico Sérgio Rezende no Conselho de Administração da estatal

Foto: Washington Costa/MF
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Fazenda indicou o secretário-executivo-adjunto da pasta, Rafael Dubeux, para compor o Conselho da Administração da Petrobras.

Agora, a Casa Civil irá enviar para a Petrobras e, depois, ele deve ser submetido ao Conselho da Petrobras. 

Advogado da União desde 2005, Dubeux é graduado em direito, com mestrado e doutorado em relações internacionais pela Universidade de Brasília. Atualmente, ele ocupa o cargo de secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda e coordena a agenda de transição ecológica da pasta. 

Como acadêmico, estudou temas ligados à economia de baixo carbono e às mudanças globais.

Ele deve substituir o engenheiro eletrônico Sérgio Rezende no Conselho de Administração da estatal, que ocupa o posto desde abril de 2023.

O conselho da Petrobras é responsável pela definição das estratégias da empresa e da aprovação dos indicados para a diretoria-executiva. 

Todas as decisões que tenham impacto no futuro da companhia passam pelo conselho. Como por exemplo, planos de investimento, privatizações e alteração na política de preços dos combustíveis.

Os conselheiros indicados pela União são maioria no conselho de administração da Petrobras e, portanto, também têm poder para barrar eventuais decisões tomadas pela diretoria executiva da empresa.

Ele é composto por, no mínimo, sete e, no máximo, onze membros, eleitos em Assembleia Geral de Acionistas para um mandato de até dois anos, admitidas três reeleições consecutivas.

Até o momento, o governo tem seis dos 11 assentos no conselho da estatal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo