Justiça

Quem é Maria Elizabeth Rocha, primeira mulher a presidir o STM em mais de 200 anos

Ela foi eleita pelos colegas em dezembro e assume o mandato nesta quarta-feira

Quem é Maria Elizabeth Rocha, primeira mulher a presidir o STM em mais de 200 anos
Quem é Maria Elizabeth Rocha, primeira mulher a presidir o STM em mais de 200 anos
A nova presidente do STM, Maria Elizabeth Rocha – Foto: Divulgação/STM
Apoie Siga-nos no

Começa nesta quarta-feira 12 um mandato histórico no Superior Tribunal Militar (STM). A ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha é a primeira mulher a assumir a presidência da Corte em mais de dois séculos de existência.

Maria Elizabeth, que é doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais, está no STM desde 2007 e já ocupou o cargo de vice-presidente entre 2013 e 2015. Nesse período, ela chegou a comandar o tribunal de forma interina.

Antes de chegar ao posto na Justiça Militar, ela foi advogada e integrou os quadros da Advocacia-Geral da União, onde foi procuradora. Passou também pelo posto de assessora jurídica em diferentes órgãos do Poder, entre eles o Tribunal Superior Eleitoral, o Tribunal Regional do Trabalho no Rio de Janeiro e a Câmara dos Deputados. Por fim, ainda ocupou a sub-chefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil entre os anos de 2003 e 2007, no governo primeiro governo Lula (PT).

Casada com um militar, o general Romeu Costa Ribeiro Bastos, Maria Elizabeth é uma das cinco representantes civis no STM, que tem ainda dez fardados (quatro de Exército, três da Aeronáutica, três da Marinha). Para comandar o tribunal, ela foi eleita por seus pares em dezembro do ano assado em disputa apertada: oito votos contra sete.

Após ser eleita para a presidência, deu declarações contundentes, por exemplo, em relação ao envolvimento de militares na política. “Militar que sobe em palanque é só no 7 de setembro”, disse, em entrevista à Globonews em dezembro. “É importante que política e militarismo não se misturem. Isso nunca funcionou no Brasil. É um desastre. Quando a política adentra nos quartéis, a hierarquia e a disciplina podem ser corrompidas e sofrer rachaduras”, prosseguiu.

Ela ainda classificou como “frustrante” o resultado do julgamento da Corte que reduziu em mais de 20 anos as penas dos militares que fuzilaram um carro com 257 tiros e mataram dois homens negros no Rio de Janeiro em 2019.

No caso em questão, o STM reduziu as penas dos oito agentes do Exército condenados pelas mortes do músico Evaldo Rosa e do catador Luciano Macedo. Dois dos agentes foram sentenciados a 3 anos e 6 meses de detenção. Outros seis militares, a 3 anos de prisão. Antes, as punições eram superiores ou se aproximavam dos 30 anos. Todos cumprirão as penas em regime aberto.

Maria Elizabeth Teixeira Rocha ainda é a única mulher titular do STM – no último sábado 8, Lula indicou a advogada Verônica Abdalla para uma vaga que estava aberta, mas o nome dela ainda precisa passar por análise do Senado.

O novo vice-presidente do STM é o ministro tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo. Ele era o presidente no mandato anterior.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo