Política

Quem é Lucinha, deputada alvo de operação da PF por envolvimento com a milícia no Rio

Histórico político da parlamentar está ligado à Zona Oeste do Rio

Foto: Divulgação/Alerj
Apoie Siga-nos no

A deputada estadual Lúcia Helena Pinto de Barros (PSD-RJ), conhecida como Lucinha, foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, cuja suspeita é de que ela teria ligações com milicianos.

 Nesta segunda-feira 18, os investigadores cumpriram mandado de busca e apreensão no seu gabinete da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A parlamentar, que tem como reduto político a Zona Oeste do Rio, começou na política tendo o seu nome ligado ao PDT. Nos anos 1990, foi eleita pela primeira vez como vereadora do Rio, fazendo parte dos quadros do PDSB.

Antes, Lucinha tinha sido uma das criadoras da Federação das Associações dos Moradores do Estado do Rio (Famerj).

Os anos como vereadora levaram Lucinha a presidir a Comissão de Saúde e uma CPI que apurou, no início dos anos 2000, um esquema conhecido como Máfia do IPTU. Na eleição de 2008, ela chegou a ser a vereadora mais votada do Rio, com quase 70 mil votos.

A chegada de Lucinha à Alerj aconteceu em 2011. Desde então, ela ocupa o cargo de deputada estadual de forma ininterrupta. Hoje, no entanto, foi afastada do posto por decisão da Justiça Estadual. A suspeita é de que ela e uma assessora seriam o ‘braço político’ da milícia de Zinho.

De acordo com a PF, Lucinha atuava “especialmente na articulação política junto aos órgãos públicos visando atender os interesses do grupo miliciano, investigado por organização criminosa, tráfico de armas de fogo e munições, homicídios, além de extorsão e corrupção.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo