Cultura

Que o Ministério da Cultura nunca mais desapareça, diz Margareth Menezes ao tomar posse

‘Estamos aqui para dizer com força: nós merecemos o nosso ministério’, declarou a artista

A nova ministra da Cultura, Margareth Menezes, em sua cerimônia de posse. Foto: Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

A nova ministra da Cultura, Margareth Menezes, cobrou a permanência da pasta nos próximos governos. A cerimônia de posse, em Brasília, contou com a presença de artistas, profissionais da cultura e políticos.

Na solenidade, Menezes protestou contra a extinção do ministério no governo de Michel Temer (MDB) e no governo de Jair Bolsonaro (PL).

“Como aceitar o fato de que, com todas as conquistas que o setor cultural já trouxe para o Brasil, inclusive imodéstias divisas econômicas, de repente o Ministério da Cultura, dessa profunda riqueza, tenha desaparecido por duas vezes do nosso horizonte?”, questionou.

A ministra prosseguiu:

“Isso mexe profundamente com a nossa alma, desestabiliza o nosso potencial econômico e, portanto, estamos aqui para celebrar a sua volta e para dizer com força: nós merecemos o nosso ministério. O Brasil tem uma das mais ricas, potentes e respeitadas forças de produção cultural do mundo. Que o nosso MinC nunca mais desapareça.

Menezes relembrou que o Ministério da Cultura foi criado há quase 40 anos, no período da redemocratização, e atribuiu a conquista à mobilização de trabalhadores do setor. Na sequência, acusou os governantes que extinguiram a pasta de tentarem “calar” a sociedade.

“Por que foi extinto? Obviamente não foi porque ele é irrelevante, mas justamente pelo contrário. Quem o extinguiu sabe da nossa importância. Combate-se a cultura quando se quer um país calado, obediente. A cultura incomoda, mexe, desobedece e floresce. Por isso, também, é expressão de democracia e de direitos”, afirmou.

Menezes declarou ainda que houve um “desmonte” das políticas públicas da cultura e que será necessário ter “paciência” para restaurar o setor. Além disso, fez agradecimentos a parlamentares solidários à área que atuaram pela aprovação das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que oferecem assistência a esses profissionais.

Na semana passada, Menezes disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu um “orçamento histórico” para o Ministério da Cultura. No Orçamento aprovado para 2023, já estão previstos 5,7 bilhões de reais. A expectativa é de que a pasta tenha acesso a um montante de 10 bilhões de reais neste ano.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo