Cultura

Margareth Menezes anuncia orçamento histórico para a Cultura no governo Lula

Sem detalhar valores, a futura ministra afirmou que será possível reconstruir o Ministério da Cultura e executar as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2

A futura ministra da Cultura Margareth Menezes. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

A futura ministra da Cultura, Margareth Menezes, usou suas redes sociais nesta segunda-feira 26 para anunciar a conquista de ‘recurso orçamentário histórico’ para a Cultura no governo Lula (PT).

A cantora não detalhou valores, mas afirmou que o orçamento permitirá a reconstrução do Ministério da Cultura e também a execução das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2.

“Gente, pra mim é muito importante poder anunciar que, depois de quatro anos de descaso na Cultura, finalmente, poderemos realizar! Unindo forças entre setor cultural, governo de transição e Congresso Nacional, garantimos um recurso orçamentário histórico que nos possibilitará reconstruir o Ministério da Cultura e também colocar em prática as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, voltando a movimentar esse setor que emprega mais de 5 milhões de trabalhadoras e trabalhadores. É uma vitória enorme pra Cultura nesse final de ano”, escreveu a futura ministra, que também agradeceu ao presidente eleito Lula (PT).

“Graças à sensibilidade do presidente @LulaOficial que identificou no setor cultural uma força econômica, e reafirmando a importância que esse setor terá em seu governo, como gerador de emprego e renda. Em 2023 a cultura e as artes terão orçamento garantido e contarão com a recriação do MinC, com estrutura adequada para voltar a impulsionar o setor com toda a sua diversidade. É, verdadeiramente, o começo de um novo ciclo para a Cultura desse país! Vitória da Cultura, Vitória do Brasil!”, acrescentou.

Margareth Menezes terá como braço direito no Ministério o historiador e secretário nacional de Cultura do PT, Márcio Tavares, que atuou no processo de tramitação e votação das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo no Congresso e comemorou a liberação do orçamento.

“Com a aprovação do projeto de lei que garantiu os recursos da @LeiPauloGustavo ainda em 2022 e a conquista de 3,8 bilhões na PEC do Bolsa Família, o MinC terá recursos suficientes p/ a reconstrução do ministério e execução das políticas culturais, inclusive a lei Aldir Blanc 2”, escreveu.

“A conquista desse volume de recursos deve ser celebrada por todos os q defendem a cultura brasileira. É sinal de q o governo Lula  prioriza de verdade o tema. O MinC nasce com força. A ministra Margareth Menezes está de parabéns”, completou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo