Política

Quaquá anuncia GCM armada e grupamento com caveirão em Maricá: ‘Bandido vai para a vala’

O objetivo, segundo o petista, é ocupar o território e retirá-lo ‘das mãos da bandidagem’

Quaquá anuncia GCM armada e grupamento com caveirão em Maricá: ‘Bandido vai para a vala’
Quaquá anuncia GCM armada e grupamento com caveirão em Maricá: ‘Bandido vai para a vala’
Reprodução/redes sociais
Apoie Siga-nos no

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou nesta segunda-feira 31 que pretende armar os guardas civis do município da Baixada Fluminense (RJ). Em vídeo publicado nas redes sociais, ele disse que a iniciativa está em discussão desde janeiro e que está no radar a criação do que considera um “grupamento especial” para ocupar o território e retirá-lo “das mãos da bandidagem”.

“Não toleraremos bandido com barricada e fuzil para oprimir morador e tomar a casa de morador. Bandido que entrar nas articulações do Estado, que deve dar vida boa para as pessoas, vai para a vala“, declarou Quaquá na gravação, na qual aparece ao lado do secretário de Ordem Pública, coronel Júlio Veras.

De acordo com o prefeito, a nova estrutura de segurança terá armamento pesado, como fuzis, e contará com viaturas blindadas do tipo caveirão, atuando diretamente em áreas de risco com foco na retomada do controle do território. Ele projetou uma ampliação do centro de monitoramento da cidade, que passará a contar com mais de 7 mil equipamentos nos próximos meses.

As medidas anunciadas por Quaquá se assemelham a uma proposta do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). O texto, em discussão na Câmara Municipal, propõe alterar a Lei Orgânica do Município para criar uma Força de Segurança Municipal e avalizar o uso de armamento pelos agentes.

O debate em torno das GCMs ocorre após o Supremo Tribunal Federal permitir que as guardas civis municipais trabalhem em policiamento ostensivo e realizem prisões em flagrante. Foram oito votos favoráveis à tese apresentada pelo relator do caso, Luiz Fux. A ação tem repercussão geral – ou seja, a tese definida pela Corte valerá para decisões semelhantes em todo o País.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo