Política

Quaest: Lula tem 49% dos votos válidos, contra 38% de Bolsonaro e 6% de Ciro

Considerando a margem de erro, o petista tem entre 47% e 51%. Para vencer no 1º turno, ele tem de somar mais da metade dos votos válidos

Lula, Jair Bolsonaro e Ciro Gomes. Fotos: Ricardo Stuckert, Evaristo Sá/AFP e Miguel Schincariol/AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada na noite deste sábado 1º, véspera da eleição, mostra que Lula (PT) lidera a disputa pela Presidência da República com 49% dos votos válidos, contra 38% de Jair Bolsonaro (PL).

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%; Simone Tebet (MDB), com 5%; e Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1% cada. Vera Lucia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Padre Kelmon (PTB), Leonardo Péricles (UP) e José Maria Eymael (DC) não pontuam.

A contagem dos votos válidos exclui a intenção de votos brancos, nulos e indecisos e é o critério usado pelo Tribunal Superior Eleitoral para contabilizar o resultado da eleição.

Considerando a margem de erro, Lula tem entre 47% e 51%. Para vencer no primeiro turno, neste domingo 2, o petista tem de somar mais da metade dos votos válidos.

Divulgadas horas antes, duas outras pesquisas reforçam as chances de Lula triunfar ainda na primeira rodada. No Ipec (antigo Ibope), ele soma 51% dos votos válidos (com a margem de erro, tem entre 49% e 53%). No Datafolha, Lula chega a 50% (entre 48% e 52%).

A Quaest entrevistou presencialmente 3.600 pessoas entre a sexta-feira 30 e este sábado 1º. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, considerando um nível de confiança 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-02444/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo