Política

Quaest: Lula tem 47% dos votos, ante 42% de Bolsonaro no 2º turno

Pesquisa mostra oscilações dos dois candidatos dentro da margem de erro

Imagem: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) está na liderança da disputa presidencial neste segundo turno, conforme mostra a pesquisa do instituto Quaest, divulgada nesta quarta-feira 19. O petista tem, segundo o levantamento, 47% das intenções de voto, ante 42% dos eleitores que apontam voto em favor de Jair Bolsonaro (PL). Brancos, nulos e indecisos somam 11%.

Os resultados desta quarta-feira mostram uma estabilidade no cenário da disputa a 11 dias da votação, uma vez que as oscilações registradas estão dentro da margem de erro, de 2 pontos percentuais. Lula tinha 49% na rodada anterior, portanto, tendo variado negativamente. Bolsonaro somava 41%, oscilando 1 ponto para cima.

Em votos válidos, aqueles que não contam brancos e nulos, o petista tem 53%, contra 47% de Bolsonaro. A distância entre os dois é, portanto, de 6 pontos percentuais. O resultado, vale dizer, está em linha com o que mostram outros levantamentos divulgados nesta semana.

Neste segundo turno, a Quaest também passou a divulgar resultados ponderados por meio do modelo likely voter, desenvolvido pelo próprio instituto. O objetivo é identificar os brasileiros com maior probabilidade de votar na eleição presidencial. O procedimento busca “minimizar os efeitos que a abstenção não-aleatória entre os subgrupos do eleitorado tem causado na capacidade dos institutos de estimar votos nas urnas”.

Neste cenário, entre os eleitores mais propensos a votar no dia 30 de outubro, Lula tem 52,8% e Bolsonaro 47,2%. Na rodada anterior, os resultados deste modelo eram de 53,4% para o ex-presidente e 46,6% para o petista.

A pesquisa ainda monitorou o nível de rejeição dos dois candidatos. Bolsonaro segue numericamente com o maior índice, mas está, segundo a Quaest, em um empate técnico com Lula neste quesito. O ex-capitão tem 46% de rejeição, uma queda de 4 pontos quando comparado com a rodada anterior e Lula tem 43%, 1 ponto a mais do que tinha na pesquisa passada.

Para chegar aos números desta quarta-feira, a Quaest ouviu 2 mil pessoas, presencialmente, entre os dias 16 e 18 de outubro. O levantamento é contratado pela consultoria de investimentos Genial, tem margem de erro de 2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral o registro da pesquisa é o BR-04387/2022. Veja a íntegra:

quaest-pesquisa-presidencia-19.out_

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo