Política

Quaest: Lula cresce quatro pontos entre os eleitores do Rio de Janeiro

Pesquisa mostra o petista com 39% das intenções de voto no estado, ante 34% de Jair Bolsonaro

Lula e Marcelo Freixo lotaram ato de pré-campanha na Cinelândia, Rio de Janeiro. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

A mais nova rodada da pesquisa da consultoria Quaest com eleitores do Rio de Janeiro mostrou um salto de 4 pontos percentuais nas intenções de voto do ex-presidente Lula (PT) desde o último levantamento, divulgado em maio. Ao todo, o petista agora soma 39% da preferência dos eleitores no estado, ante 34% de Jair Bolsonaro (PL).

O resultado desta quinta-feira 14 coloca o petista numericamente à frente do ex-capitão, mas tecnicamente empatado na margem de erro da pesquisa. Vale registrar ainda que Bolsonaro oscilou negativamente no mesmo período, passando de 35% para os atuais 34%.

Na pesquisa desta quinta, é possível ainda ver os desempenhos de Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante), que embolam a disputa pelo terceiro lugar quando considerada a margem de erro do levantamento. Dos três pré-candidatos, quem está na dianteira numérica é o pedetista, com 6%. A senadora e o deputado estão com 2%. Há ainda Vera Lúcia (PSTU), que soma 1%. Todos os demais nomes monitorados não pontuaram.

Perfil dos eleitores

Assim como acontece na pesquisa nacional, Lula tem larga vantagem quando considerado apenas o eleitorado feminino. Neste caso, ele supera Bolsonaro por 41% a 28%. Entre os homens, o ex-capitão tem vantagem numérica, 41% a 38%, o que significa um empate técnico dentro da margem de erro.

Os mais jovens também são os que apontam preferência por Lula no estado. 49% dos eleitores que têm entre 16 e 24 anos apontam voto no petista. Só 27% preferem Jair Bolsonaro. Lula ainda tem uma vantagem entre os eleitores acima de 60 anos, quando supera o ex-capitão por 40% a 30%. Nas demais faixas, os dois políticos estão tecnicamente empatados.

Na pesquisa da consultoria, Lula ainda aparece na frente entre os mais pobres (47% a 28%), mas vê Bolsonaro ficar na dianteira nas faixas mais abastadas – 38% a 36% na faixa de renda entre 2 e 5 salários mínimos; e 37% a 34% em quem recebe acima de 5 salários. Apesar da desvantagem, há um empate técnico.

Ainda de acordo com a pesquisa, Bolsonaro desponta entre evangélicos no Rio de Janeiro, com 51% das intenções de voto, ante 24% de Lula. Católicos do estado, por sua vez, preferem o ex-presidente (44% a 28%).

Vale registrar ainda que Lula venceria na capital por 44% contra 27%, mas tem mais dificuldades na Baixada Fluminense e no interior do estado, locais onde está tecnicamente empatado com Bolsonaro.

Por fim, no cenário de segundo turno monitorado pela Quaest, Lula tem vantagem de 47% contra 38% de Bolsonaro. É importante lembrar que o RJ é o berço político de Bolsonaro.

Para chegar aos resultados foram ouvidos presencialmente 1.200 eleitores do RJ entre os dias 8 e 11 de julho. A margem de erro do levantamento é de 2,8 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pela Genial Investimentos e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os números RJ-05160/2022 e BR-04560/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo