Política

Quaest em MG: Kalil aparece à frente de Zema quando citado como o candidato de Lula

Nos cenários monitorados sem os apoios dos presidenciáveis, o atual governador tem larga vantagem e chance de vencer no primeiro turno

Padrinho. Kalil aposta na força de Lula para reverter a desvantagem em relação a Zema, na dianteira das pesquisas - Imagem: Ricardo Stuckert e Redes sociais
Apoie Siga-nos no

O apoio do ex-presidente Lula (PT) a Alexandre Kalil (PSD) pode mudar o cenário eleitoral em Minas Gerais, segundo a pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira 9. O ex-prefeito de Belo Horizonte, que aparece em segundo lugar no cenário geral, quando tem seu nome associado ao do petista, reverte a larga desvantagem, ultrapassa Romeu Zema (Novo) e lidera a disputa pelo governo do estado.

Ao todo, votam em Kalil com o apoio de Lula 39%, 3 pontos a mais do que na pesquisa anterior. Já Zema, com o apoio de Felipe D’avila (Novo), recebe 30% das menções, 4% a mais do que tinha no mês passado. Carlos Viana (PL), por sua vez, quando conta com o apoio de Jair Bolsonaro (PL), soma 19%, 1 ponto percentual a menos do que há 30 dias.

Os dados contrastam com o do cenário geral monitorado pela Quaest nesta sexta-feira. Neste caso, quando não são levados em conta os apoios de presidenciáveis, Zema tem larga vantagem e chances de vencer no primeiro turno. Ao todo, o atual governador soma 47% das intenções de voto, ante 28% de Kalil. O bolsonarista Viana tem apenas 2%.

O atual governador aparece também na dianteira nos cenários de segundo turno. Ele tem, de acordo com a pesquisa, 59% de menções contra 28% de Kalil. Na disputa com Viana, Zema vai a 67%, enquanto o candidato do PL soma 16%.

Os resultados reforçam, portanto, a força do apoio de Lula no estado. Em um mês, o ex-presidente passou a ser o ‘padrinho favorito’ no estado. Em agosto, o resultado da Quaest em MG mostrava que a maioria dos eleitores do estado (36%) preferiam que um candidato que não fosse ligado a Lula ou a Bolsonaro vencesse.

Naquele momento, 32% diziam que esperavam que um nome apadrinhado por Lula fosse o governador e 26% queriam um bolsonarista. Atualmente, um nome independente é a opção ideal para 33% e a preferência por um governador ligado a Lula passou a liderar numericamente, com 34% das menções. Bolsonaro soma 28% neste quesito.

Pesa ainda em favor de Kalil, o alto nível de desconhecimento por parte dos eleitores de que ele é o candidato apoiado pelo ex-presidente. Ao todo, 60% dos eleitores não sabem desta informação, que é conhecida por outros 39%. Os resultados indicam, portanto, margem para crescimento do ex-prefeito de BH.

Senado Federal

O ex-presidente Lula também pode reverter a desvantagem de Alexandre Silveira (PSD) na disputa pelo Senado Federal. Assim como Kalil, o político aparece em segundo lugar no cenário geral, mas assume a dianteira a ter seu nome relacionado com o do petista.

Silveira tem, com o apoio de Lula e Kalil, 33% das intenções de voto. No cenário geral, o desempenho do candidato do PSD é de 12%. Já Cleitinho Azevedo (PL), quando recebe o apoio de Bolsonaro e Viana, soma 28%. Ele tem 21% e é o líder no cenário geral. Marcelo Aro (PP) tem 10% na disputa sem apoio e sobe a 12% com a ajuda de Zema e D’avila.


A pesquisa Quaest desta sexta-feira ouviu, presencialmente, 2 mil eleitores de MG entre os dias 3 e 6 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pela consultoria de investimentos Genial e está registrada na Justiça Eleitoral como MG-09401/2022 e BR-06180/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo