Política
Quaest: Bocalom e Marcus Alexandre empatam tecnicamente em Rio Branco
Levantamento ouviu 704 pessoas entre os dias 23 e 25 de agosto na capital acreana


A Quaest divulgou, nesta segunda-feira 26, os resultados da primeira pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Rio Branco, capital do Acre, nas Eleições de 2024.
O levantamento aponta um cenário acirrado entre os principais candidatos, com Tião Bocalom (PL), atual prefeito da capital acreana, liderando com 44% das intenções de voto, seguido de perto por Marcus Alexandre (MDB), que registra 43%. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.
Em terceiro lugar, Jarude (Novo) aparece com 5% das intenções de voto, seguido por Dr. Jenilson (PSB), que soma 2%. Segundo a margem de erro, ambos também estão em situação de empate técnico.
Os resultados da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, são:
- Tião Bocalom (PL): 44%;
- Marcus Alexandre (MDB): 43%;
- Jarude (Novo): 5%;
- Dr. Jenilson (PSB): 2%;
- Indecisos: 2%;
- Brancos/nulos/não vão votar: 4%.
Já na pesquisa espontânea, onde os entrevistados não recebem uma lista prévia de candidatos, 45% dos eleitores se declararam indecisos. Neste cenário, os resultados foram:
- Não sabem ou não preferem opinar: 45%.
- Tião Bocalom (PL): 28%;
- Marcus Alexandre (MDB): 24%;
- Jarude (Novo): 2%;
- Dr. Jenilson (PSB): 1%;
- Outros: 0%;
- Branco ou nulo: 0%;
A pesquisa Quaest foi contratada pelo filiada da TV Globo no estado. Ao todo, foram 704 entrevistas presenciais, realizadas entre os dias 23 e 25 de agosto em Rio Branco. A pesquisa, como citado, tem margem de erro de três pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. O registro do levantamento na Justiça Eleitoral é o AC-04219/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quaest em Teresina: Silvio Mendes (União) tem 9 pontos de vantagem sobre Fabio Novo (PT)
Por CartaCapital
David Almeida vai a 37% e lidera disputa pela prefeitura de Manaus, mostra Quaest
Por CartaCapital