Política

Quaest: ACM Neto perde 6 pontos, mas ainda é o favorito na disputa pelo governo da Bahia

O levantamento ainda mediu as intenções de voto para o Senado no estado. No cenário principal, Otto Alencar (PSD) tem 32%

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto. Foto: Valter Pontes/SECOM
Apoie Siga-nos no

A pesquisa Quaest desta sexta-feira 15 mostra que ACM Neto (União Brasil) recuou na disputa pelo governo da Bahia. Há cerca de dois meses, quando o último levantamento do instituto havia sido divulgado, o ex-prefeito de Salvador somava 67% das intenções de voto, atualmente o grupo reúne 61% dos eleitores do estado.

Jerônimo Rodrigues (PT), por sua vez, cresceu e viu seus eleitores saltarem de 6% para 11% neste período. Ele ocupa o segundo lugar do levantamento, superando o ex-ministro bolsonarista João Roma (PL), que tem 6%. Pela margem de erro, de 2,9 pontos percentuais, os dois estão em um empate técnico.

O cenário apontado ainda dá boa vantagem para ACM Neto, que segue reunindo condições de vencer a disputa sem a necessidade de um segundo turno. Ele ainda foi testado em outros dois cenários estimulados, em todos, lidera com mais de 60% das intenções de voto. Rodrigues e Roma também variam no mesmo patamar da disputa principal.

A Quaest ainda mediu a preferência dos eleitores da Bahia de forma espontânea, sem apresentar os nomes dos pré-candidatos. Neste caso, ACM Neto recua para apenas 16%, Jerônimo Rodrigues marca 6% e João Roma 3%. Rui Costa, governador do estado pelo PT, também é mencionado por 2%. Ele, no entanto, não disputará a vaga.

O levantamento desta sexta ainda acompanhou três cenários de segundo turno no estado. Veja os resultados:

Cenário 1

ACM Neto – 73% X Jerônimo Rodrigues – 11%.

Cenário 2

ACM Neto – 73% X João Roma – 10%

Cenário 3

João Roma – 24% X Jerônimo Rodrigues – 22%

Senado na Bahia

O levantamento ainda mediu as intenções de voto para o Senado no estado. No cenário principal, Otto Alencar (PSD) tem 32% da preferência dos eleitores da Bahia para ocupar a vaga no Congresso, ante 10% de Cacá Leão (PP). Doutora Raíssa Soares (PL) reúne 6% das intenções de voto, mesmo percentual de Marcelo Nilo (Republicanos). Há ainda Tâmara Azevedo, com 4%. Otto ainda aparece, com desempenho semelhante, na liderança em outros dois cenários monitorados.

Para chegar aos resultados desta sexta-feira, a pesquisa ouviu presencialmente 1.140 eleitores da Bahia entre os dias 9 e 12 de julho. A margem de erro do levantamento é de 2,9 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi contratado pela Genial Investimentos e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral como BA-05185/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo