CartaExpressa
PT pede que o TSE derrube das redes os vídeos de Bolsonaro com embaixadores
O partido reivindica a condenação do ex-capitão por propaganda irregular com multa de 25 mil reais
O Partido dos Trabalhadores entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral para que sejam retirados do ar os vídeos que registraram o encontro do presidente Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores na segunda-feira 18.
No pedido, os advogados do PT indicaram links para os vídeos hospedados no canal da emissora estatal TV Brasil no Youtube e nos canais do ex-capitão no YouTube, no Facebook e no Instagram.
A peça propõe que Bolsonaro seja condenado por propaganda irregular e multado em 25 mil reais. O partido cita um dispositivo da lei eleitoral que veda a divulgação e o compartilhamento de “fatos inverídicos” que possam influenciar no processo eleitoral.
O PT argumenta que Bolsonaro proferiu versões já desmentidas sobre o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro, sem apresentar provas. A legenda diz que, nessa prática, há “violação às normas que regem a propaganda eleitoral” de modo a “ferir a lisura” do processo.
“As desinformações já foram objeto de análise por agências de checagem que as desmentiram, o que só demonstra a gravidade de sua perpetuação, bem como evidencia o perigo da demora nas medidas que impliquem em sua detenção”, diz a peça.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Em reunião com embaixadores, Bolsonaro ‘testou estratégia para quando for derrotado’, diz NYT
Por CartaCapital
Oposição vai ao STF contra Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral em reunião com embaixadores
Por Alisson Matos



