Política

PT é o partido preferido dos brasileiros, aponta ranking em pesquisa Atlas; veja a lista completa

A opção por ‘nenhum partido’ e pelo PL aparecem logo na sequência. Demais partidos somam percentuais bem menos representativos

Foto: Paulo Pinto/Agência PT
Apoie Siga-nos no

O Partido dos Trabalhadores foi apontado como o preferido dos brasileiros. A conclusão é da pesquisa Atlas Intel, divulgada nesta sexta-feira 8.

De acordo com o levantamento, o PT é apontado como partido preferido por 34,6% dos entrevistados. Em seguida, aparece a opção ‘nenhum’, mencionada por 25,1% dos eleitores. O mesmo percentual menciona, então, o PL.

O topo da lista, importante registrar, sofreu modificações desde o último levantamento, de fevereiro deste ano. Naquele mês, o primeiro lugar era ocupado pela opção ‘nenhum partido’ (39%) e o PT, a primeira sigla citada, aparecia com apenas 29%. O PL, por sua vez, tinha 18%.

Na pesquisa desta sexta-feira, novamente, os demais partidos aparecem distante das três primeiras colocações, o levantamento atual traz o PSOL com a simpatia de 2,7% e o PSDB, que soma 2,3%. Em seguida figuram o Novo, com 1,5%; o PCdoB, com 1,3%; e o PSD, com 1%.

PDT, MDB, União Brasil e PSB e a não passaram de 1%. A opção ‘outros partidos’ foi citada por 5,6% dos brasileiros entrevistados.

Assim como no topo da lista, o ranking deste mês trouxe variações. Em fevereiro, Novo e PSDB registravam 1,6% da preferência dos entrevistados. PSOL, por sua vez, somava apenas 1,3%. Por fim, o União Brasil tinha 1,1%. ‘Outros’ eram 4,8%.

O levantamento seguiu uma metodologia intitulada Atlas Random Digital Recruitment, ou RDR, segundo a qual os entrevistados são recrutados organicamente durante a navegação de rotina na web em territórios geolocalizados em qualquer dispositivo (smartphones, tablets, laptops ou PCs).

O instituto diz que, a fim de garantir a representatividade nacional, as amostras são pós-estratificadas usando um algoritmo em um conjunto mínimo de variáveis de destino: sexo, faixa etária, nível educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral anterior.

A pesquisa desta sexta contou com 2.122 respondentes entre os dias 4 e 7 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo