Política

PT e Apib vão ao STF contra decisão do Congresso de derrubar veto ao Marco Temporal

A sessão foi acompanhada por protestos do movimento indígena, do lado de fora do Congresso

Manifestação de Indígenas contra o marco temporal, na Esplanada dos Ministérios. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O PT e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil preparam uma ofensiva no Supremo Tribunal Federal contra a decisão do Congresso Nacional de derrubar, nesta quinta-feira 14, vetos do presidente Lula (PT) ao projeto de lei que estabelece um Marco Temporal para a demarcação de terras indígenas.

A proposta, defendida por ruralistas, havia sido aprovada pelos parlamentares no dia em que o STF concluiu o julgamento no qual declarou inconstitucional a tese do marco. Ao sancionar o texto, Lula barrou justamente o item que restringe a demarcação de terras indígenas à data de promulgação da Constituição de 1988.

Nesta quinta, o placar entre os deputados foi de 321 votos a 137 pela rejeição do veto. No Senado, 53 senadores votaram pela derrubada e 19 para mantê-lo.

Após a queda do veto, o PT afirmou que a manutenção do Marco Temporal é inconstitucional. Pontuou ainda que a decisão dos congressistas representa uma “barreira à construção do Brasil como um líder global na transição ecológica”.

“Caso prevaleça tal pretensão, os povos indígenas estariam expostos a uma grave violação dos seus diretos constitucionais e submissos à violência histórica praticada pelo Estado e por setores dominantes da sociedade ávidos pelas terras e riquezas dos territórios dos povos originários”, escreveu a sigla.

A sessão que derrubou o veto foi acompanhada por protestos do movimento indígena, do lado de fora do Congresso. A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSOL), discursou contra a medida.

Entre os vetos mantidos pelos parlamentares estão os que tratam da proibição do contato com povos indígenas isolados, do cultivo de alimentos transgênicos em terras indígenas e da retomada dessas áreas por “alteração de traço cultural”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo