Política

PT anuncia que vai negociar com quatro partidos a criação de uma federação

Segundo o comunicado da direção nacional do partido, há diálogo com PSB, PCdoB, PSOL e PV

A presidente do PT, Gleisi Hofmann. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O Partido dos Trabalhadores anunciou, nesta quinta-feira 16, que decidiu iniciar as conversações sobre a criação da Federação Partidária com as legendas PSB, PCdoB, PSOL e PV.

A decisão foi comunicada por meio de uma resolução do Diretório Nacional da sigla.

A formação de federações partidárias foi autorizada na quarta-feira 15 pelo Tribunal Superior Eleitoral já para as eleições de 2022. Os pedidos devem ser apresentados até 1º de março.

Com a nova norma, dois ou mais partidos poderão se reunir em uma federação, com abrangência nacional. A federação é diferente, porém, das coligações, que estão proibidas desde 2017.

Enquanto as coligações ocorriam somente durante as eleições, as federações preveem um alinhamento de pelo menos quatro anos, com punições aos partidos que deixaram o agrupamento antes desse prazo.

A federação deve unir os partidos por meio de afinidade programática esclarecida em um estatuto. Dessa forma, as legendas atuarão em conjunto no exercício dos cargos políticos de seus quadros, como um único partido.

Por meio das federações, os partidos deverão atuar em conjunto na escolha dos seus candidatos para as eleições, na arrecadação para as campanhas e na divisão do Fundo Partidário e do tempo de televisão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo