Política
PT confirma apoio a Marília no 2º turno da eleição em Pernambuco
O anúncio ocorreu durante evento na sede petista no Recife, com a participação da direção e de parlamentares, nesta sexta-feira 7


O PT anunciou, nesta sexta-feira 7, o apoio do partido e do ex-presidente Lula (PT) a Marília Arraes (Solidariedade) no segundo turno da eleição para o governo de Pernambuco, a ser disputado contra Raquel Lyra (PSDB).
A confirmação ocorreu durante evento na sede petista no Recife, com a participação da direção e de parlamentares.
“Ele [Lula] disse que o melhor que tinha era nós estarmos aqui com Marília Arraes”, disse o senador Humberto Costa na agenda. “Na medida em que o presidente externou que o melhor em Pernambuco é Marília, ele também manifestou o seu apoio.”
Presente no ato, Marília agradeceu ao PT e destacou a importância da aliança no “momento em que, aqui em Pernambuco, a gente viu o avanço do fascismo”.
Após a confirmação de que a eleição presidencial iria ao segundo turno, o PT considerou apoiar Raquel ou declarar neutralidade em Pernambuco, um movimento que poderia abrir caminho para conversas entre petistas e tucanos sobre o pleito nacional.
Haveria espaço, ainda, para outros estados que terão uma segunda votação, como o Rio Grande do Sul, com Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB). No entanto, não houve avanço.
A candidata do Solidariedade liderou o primeiro turno com cerca de 24% dos votos válidos, ante 20% de Raquel. Na primeira etapa, o PT endossou o nome de Danilo Cabral (PSB), que terminou a disputa em quarto lugar, com 18%.
Marília e Raquel concorrem pela primeira vez ao Executivo estadual, que há 16 anos é governado pelo PSB, nas gestões de Eduardo Campos, por duas vezes, e de Paulo Câmara, por mais duas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Paraná Pesquisas mostra Bolsonaro 11 pontos à frente de Lula em São Paulo
Por CartaCapital
Bolsonaro insinua que STF vai derrubar Lula para Alckmin assumir a Presidência
Por CartaCapital
Bolsonaristas espalham fake news de que Erika Hilton será ministra de Lula; deputada desmente
Por CartaCapital