Política

PT aciona o STF contra a Copa América no Brasil

Sediar o torneio contrariaria ‘os esforços engendrados por parte da sociedade brasileira para a contenção da pandemia’, diz a sigla

Foto: Juan Barreto/AFP
Apoie Siga-nos no

O PT acionou nesta segunda-feira 31 o Supremo Tribunal Federal contra a realização da Copa América 2021 no Brasil. Ao ministro Ricardo Lewandowski, o partido encaminhou um pedido de tutela emergencial, no qual aponta que sediar o torneio contrariaria “os esforços engendrados por parte da sociedade brasileira para a contenção da pandemia”.

A sigla apresentou um adendo à Ação por Descumprimento de Preceito Fundamental 756, a chamada ADPF das Vacinas contra a Covid, relatada por Lewandowski. É no âmbito desse instrumento jurídico que o PT solicita a suspensão de todas as tratativas relacionadas à realização da Copa América no País.

No documento, o PT argumenta que o Brasil “é um dos países mais ineficazes na batalha contra o novo coronavírus” e “vivencia a lenta escalada da vacinação de sua população”. Além disso, sustenta o partido, sediar a Copa América “significará o trânsito de milhares de pessoas advindas de outros países por diferentes regiões, utilizando-se da malha aeroviária brasileira, fazendo contato com passageiros que irão se deslocar para todos os cantos do Brasil e do mundo”.

Eis as demandas do PT ao STF:

  • que a Corte “ordene a interrupção de todo e qualquer preparativo que viabilize a realização da Copa América Conmebol (2021) em território brasileiro”;
  • “que haja a intimação do Presidente da República, bem como dos senhores Ministros da Casa Civil, da Saúde, das Relações Exteriores e do Secretário Nacional do Esporte, para que prestem esclarecimentos acerca do processo administrativo instaurado a fim de se aferir a condição de o país sediar evento esportivo internacional, como a Copa América”;
  • “que haja a intimação dos Prefeitos das cidades brasileiras que eventualmente vierem a ser indicadas como sede das partidas do certame, bem como Governadores dos respectivos estados e do Distrito Federal, para que se manifestem acerca das ponderações apresentadas, bem como demonstrem as condições da estrutura do sistema de saúde nos estados e municípios, a afirmar se estariam aptas ou inaptas a receber evento esportivo de tamanha estrutura”;
  • e “que se julgue procedente o presente pedido de Tutela de Urgência Incidental, de modo a se declarar inconstitucional o ato do Poder Executivo Federal de autorizar a realização da Copa América Conmebol 2021 em território brasileiro, com fundamento na necessidade de resguardo da saúde e da vida da população”.

No fim da tarde desta segunda, o ministro-chefe da Casa Civil, o general Luiz Eduardo Ramos, afirmou que, caso a Copa América de Futebol seja disputada no Brasil, não haverá a presença de torcedores nos estádios. Além disso, garante o militar, todas as delegações envolvidas no torneio terão seus integrantes vacinados contra a Covid-19.

“Esse evento, caso se realize, não terá público. No momento, são 10 times, dois grupos, 65 pessoas por delegação. Todos vacinados, foi a imposição que nós tratamos com a CBF. Até agora não há documento firmado, apenas essas tratativas. A seleção brasileira também será vacinada”, declarou Ramos em entrevista coletiva.

No entanto, a decisão de tornar o Brasil sede da Copa América, anunciada pela Conmebol nesta manhã, terá consequências políticas. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid, protocolou um requerimento de convocação do presidente da CBF, Rogério Caboclo, para fornecer explicações sobre a realização do torneio.

Segundo Randolfe, “é necessário saber quais medidas foram planejadas para garantir segurança sanitária aos brasileiros” diante da realização do torneio “com tanta celeridade em nosso País”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo