Política

Copa América: Randolfe oficializa pedido de convocação do presidente da CBF à CPI da Covid

Segundo o senador, a comissão tem de apurar as medidas tomadas ‘para garantir a segurança sanitária dos brasileiros’, à beira de uma 3ª onda

Foto: Lucas Figueiredo/Divulgação/CBF
Apoie Siga-nos no

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid, protocolou nesta segunda-feira 31 um requerimento de convocação do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Rogério Caboclo, para fornecer explicações sobre a realização da Copa América de Futebol no Brasil.

Segundo Randolfe, “é necessário saber quais medidas foram planejadas para garantir segurança sanitária aos brasileiros” diante da realização do torneio “com tanta celeridade em nosso País”.

“O evento seria realizado na Colômbia, mas foi cancelado por conta dos protestos sociais que tomam conta do país. Em seguida, a Argentina cancelou a realização do torneio devido ao recrudescimento da pandemia naquela país”, cita o parlamentar no requerimento.

“O evento, que terá início no dia 13 de junho, agora será sediado no Brasil, País que tem mais de 460 mil óbitos por Covid-19, que ocupa o segundo lugar do mundo em número de mortes e que está na iminência de uma terceira onda da doença”, prossegue.

Diante desse cenário, diz Randolfe, a CPI “precisa ouvir o presidente da CBF para saber que medidas foram tomadas para garantir a segurança sanitária dos brasileiros e das delegações estrangeiras durante a realização do evento”.

Enquanto isso, governadores reagem à decisão da Confederação Sulamericana de Futebol.

Rui Costa (PT), da Bahia, afirmou que “não há possibilidade de flexibilizar regras” para que o estado receba partidas do torneio. “Seguiremos o mesmo padrão em relação ao futebol. Não será permitido público. Se a exigência é ter público, aqui na Bahia não terá”, acrescentou.

O governo de Pernambuco, comandado por Paulo Câmara (PSB), disse por meio de nota ter identificado nas últimas semanas “uma nova aceleração dos casos, que motivou novas medidas restritivas no Agreste e na Região Metropolitana”.

“Apesar de ainda não ter sido procurado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Governo do Estado reforça que o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco”, acrescenta o texto.

Segundo Fátima Bezerra (PT), “o Rio Grande do Norte não recebeu nenhum comunicado oficial a respeito da realização da Copa América em território potiguar”. Ela ressalta, no entanto, que o estado não apresenta “hoje níveis de segurança epidemiológica para realização do evento”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo