Política

PSOL vai acionar Conselho de Ética contra Da Cunha após denúncias de violência doméstica

A medida ocorre após a TV Globo divulgar imagens inéditas do parlamentar ofendendo e agredindo sua ex-companheira

O deputado federal Delegado da Cunha. Foto: Renato Araujo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Parlamentares do PSOL anunciaram que vão pedir a cassação do deputado federal Delegado Da Cunha (PP-SP) ao Conselho de Ética da Câmara. A medida ocorre após o Fantástico, da TV Globo, divulgar imagens inéditas do parlamentar ofendendo e agredindo sua ex-companheira.

A CartaCapital, a assessoria do partido afirmou que a representação está sendo finalizada e deve ser protocolada ainda nesta segunda-feira.

Nas redes sociais, as deputadas federais Fernanda Melchionna (RS) e Sâmia Bomfim (SP) anunciaram a medida contra o político.

“Criminosos que atentam contra a vida das mulheres não podem ocupar espaços de poder ou serem representantes do povo”, escreveu Melchionna no X (ex-Twitter).

Por sua vez, Sâmia disse que a Câmara não pode se omitir diante do caso. “Um criminoso que atenta contra a vida das mulheres não pode seguir com mandato parlamentar”, pontuou.

Em 2023, Da Cunha virou réu por violência contra mulher após sua ex-companheira afirmar que o deputado bateu em sua cabeça e tentou enforcá-la.

O vídeo divulgado pelo Fantástico no domingo faz parte do acervo probatório do inquérito contra o parlamentar.

Nas imagens é possível identificar o deputado fazendo graves ameaças à ex-companheira.

“Eu vou te matar. Vou te encher a tua cara de tiro”, grita Da Cunha em determinado momento.

No vídeo ainda é possível ouvir o som de batidas seguidas, o que, segundo a mulher, confirmaria o seu relato de que Da Cunha teria batido sua cabeça repetidamente contra a parede.

“Putinha, não serve para nada, lixo”, diz a voz do parlamentar em outro trecho da gravação.

É justamente após esses xingamentos que, segundo a vítima, Da Cunha teria passado a apertar seu pescoço e iniciado as agressões mais fortes. Após as insistentes batidas da cabeça da vítima contra a parede, ela teria desmaiado.

“Desmaia aí. A tua conta já deu. A tua conta já deu”, diz ele à vítima momentos depois das batidas.

Após as agressões de Da Cunha, a ex-mulher teria batido nele com um secador. Ele chegou a registrar um B.O por essa agressão. O Ministério Público, porém, apontou legítima defesa da mulher no caso.

Um laudo produzido pelo Instituto Medico Legal confirma as escoriações no couro cabeludo e lesões corporais leves na mulher.

Da Cunha é ex-delegado de polícia e youtuber. Ele ficou conhecido na internet compartilhando vídeos em operações policiais.

Mais tarde, descobriu-se que parte das gravações feitas pelo atual deputada eram falsas. Ele modificava cenários de crimes e simulava prisões apenas para ganhar seguidores nas redes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo