Política

PSDB busca federação com PSC, mas bolsonarismo pode ser empecilho

Costura de acordo com os tucanos, ainda em fase inicial, esbarra na bancada federal do partido de base evangélica, muito próxima a Bolsonaro

Governador João Doria. Foto: AFP Photos Foto: AFP Photos
Apoie Siga-nos no

Além de autorizar oficialmente a discussão de uma federação com o Cidadania, o PSDB deu início a conversas com o PSC. Ainda em estágio inicial, a possibilidade de união não passou pelo crivo da direção partidária. Lideranças do PSC, porém, veem uma dificuldade para que a costura funcione. De forte base bolsonarista, a sigla, de base evangélica, teria problemas para apoiar o nome do governador de São Paulo, João Doria, para a Presidência da República.

Até semana que vem, a cúpula do PSC vai se reunir para discutir com lideranças estaduais o cenário eleitoral e a possibilidade de alianças com outras siglas. A sigla também tratou de federação com Cidadania e Patriota, ainda sem avanços.

Segundo tucanos, as negociações com o PSC também esbarram na bancada de 12 deputados federais do partido e no governador do Amazonas, Wilson Lima. Ele é adversário político dos tucanos no estado e um de seus desafetos é o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (PSDB), que deve concorrer ao Senado.

No PSDB nacional, o assunto é tratado com discrição, mas há empenho nos bastidores para que seja possível viabilizar as federações. O entorno de Doria vê na possibilidade de atrair outros partidos para sua campanha uma forma de demonstrar força em sua pré-candidatura, que enfrenta resistência interna de uma ala do PSDB.

Até agora, o Cidadania é visto como a única aliança possível de ser destravada, ainda que haja problemas locais, como na Paraíba. Além disso, o pré-candidato a presidente pelo Cidadania, o senador Alessandro Vieira, tem resistido ao movimento e se empenhado em um acordo de sigla com o Podemos, do ex-juiz Sergio Moro.

Com o fim das coligações e a instituição da cláusula de barreira, legendas menores veem nas federações a chance de manter acesso ao dinheiro do fundo partidário.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo