Justiça
Projeto que cria cartão para famílias atingidas por desastres naturais avança no Senado
A matéria ainda passará pela Comissão de Assuntos Econômicos, mas não precisará ir ao plenário


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira 8 um projeto para criar o Programa Cartão Reconstruir, que oferecerá subsídio para a compra de materiais de construção destinados a reforma, ampliação ou conclusão de unidades habitacionais afetadas por desastres.
O PL, de autoria do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e relatoria de Weverton (PDT-MA), segue para a Comissão de Assuntos Econômicos, em decisão terminativa. A menos que um grupo de senadores apresente um requerimento, a matéria não terá de passar pelo plenário.
Segundo o projeto, o uso do cartão será restrito aos locais em que forem reconhecidas situações de emergência ou calamidade pública. Para participar do programa, o candidato ao benefício deverá ser registrado no Cadastro Único, ser proprietário, possuidor ou detentor de imóvel residencial em área atingida por desastre e ser maior de 18 anos.
Senadores defenderam que a matéria passe pela CAE o quanto antes, diante da situação emergencial provocada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
Terão prioridade no atendimento as famílias com pessoas que morreram ou se tornaram inválidas em decorrência da calamidade ou que tenham parentes com deficiência e idosos. O programa também priorizará as famílias de menor renda ou cujo responsável pela subsistência seja mulher.
(Com informações da Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Empresa nega que caminhão com doações tenha sido impedido de seguir viagem no RS
Por Carta Capital
PF abre inquérito para investigar fake news sobre as chuvas no RS
Por CartaCapital
Ao menos 6 mil animais já foram resgatados no Rio Grande do Sul
Por CartaCapital