Justiça

Procuradores criticam pedido de impeachment contra Moraes: ‘Fator de desestabilização’

Entidade defende garantia independência aos ministros do STF e respeito às suas decisões

Alexandre de Moraes e Jair Bolsonaro. Fotos: Nelson Jr./STF e Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Associação Nacional dos Procuradores da República manifestaram preocupação com o ato do presidente Jair Bolsonaro em pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Em nota emitida na noite de sábado 21, a entidade disse que o uso do instrumento para questionar entendimentos da Corte “consiste não apenas em remédio inadequado, mas também em fator de desestabilização na relação entre os Poderes da República”.

A ANPR declarou que o STF “é uma instituição essencial à democracia brasileira” e que o seu funcionamento requer “independência de seus ministros” e “respeito às suas decisões”.

O pedido de impeachment contra Moraes, segundo a entidade, é um avanço “para criar um cenário de intimidação na relação com o Poder Judiciário, o que fragiliza a nossa própria democracia”.

O texto também pede que o Senado Federal rejeite o pedido de Bolsonaro.

“É necessário entender que o equilíbrio entre os Poderes demanda diálogo, harmonia e cooperação, e não a crença na supremacia de um Poder sobre os demais”, diz a nota.

A ANPR se soma a diversas entidades que repudiaram o ato de Bolsonaro.

Em nota, A Associação dos Magistrados Brasileiros e a Associação dos Juízes Federais do Brasil classificaram o pedido como “ataque frontal à independência e à harmonia entre os Poderes”.

A Ordem dos Advogados do Brasil disse que a iniciativa não tem “qualquer fundamento jurídico” e que “reveste-se do repugnante título de criminalizar o Poder Judiciário”. A entidade anunciou que está elaborando um parecer formal sobre o pedido.

O Superior Tribunal de Justiça declarou que “a convivência entre os Poderes exige aproximação e cooperação, atuando cada um nos limites de sua competência, obedecidos os preceitos estabelecidos em nossa Carta Magna”.

O próprio STF manifestou repúdio a Bolsonaro pelo pedido de impeachment e disse que o Estado Democrático de Direito “não tolera que um magistrado seja acusado por suas decisões”.

Na terça-feira 24, governadores pretendem se reunir para discutir “a conjuntura política atual e a defesa da democracia”. Em nota, os gestores estaduais citam a tensão entre os Poderes e defendem “a necessidade de integração entre Poder central, estados e municípios” em meio à pandemia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo