Justiça
Primeira Turma do STF tem maioria para confirmar multa a Bolsonaro por propaganda irregular
Ministros avaliam pedido de recurso após condenação na Justiça Eleitoral


As últimas semanas não têm sido de boas notícias para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal. Após tornar o ex-capitão réu pela trama golpista, a Primeira Turma do STF formou maioria para confirmar a condenação do político por propaganda irregular na campanha eleitoral de 2022.
Bolsonaro acionou o Supremo com pedido de recurso após condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que impôs multas de 40 mil reais contra ele e a coligação “Pelo Bem do Brasil” (pela qual concorreu à presidência – e perdeu – em 2022).
A acusação é de pagamento por anúncios em sites de buscas que levavam usuários a um portal com conteúdo negativo sobre o principal adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que viria a ser eleito. Ele foi condenado por unanimidade no TSE.
O caso está sendo analisado pela Primeira Turma em sessão virtual, com relatoria do ministro Flávio Dino, que votou pela manutenção da condenação. Ele foi acompanhando por Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia.
O ministro Cristiano Zanin, que chegou a se manifestar favoravelmente à manutenção da condenação, mudou o registro do voto no sistema do Supremo e passou a se declarar impedido. O ministro Luiz Fux ainda não se manifestou. A sessão virtual vai até sexta-feira 4.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Zambelli se diz abandonada por Bolsonaro: ‘Outros também perderam a amizade dele quando precisaram’
Por CartaCapital
Bolsonaro réu: entenda o passo a passo de uma ação penal no STF
Por CartaCapital