Política

PRF realizou um terço das operações no segundo turno das eleições no Nordeste, diz jornal

Números oficiais desmentem tese do ex-superintendente da PRF, Silvinei Vasques

Foto: Divulgação/PRF
Apoie Siga-nos no

Entre todos os veículos parados nas fiscalizações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no dia do segundo turno das eleições de 2022, cerca de um terço foi abordado no Nordeste. Na região, 2.887 veículos foram parados no dia 30 de outubro do ano passado, o que representa 31,6% de todas as abordagens realizadas no país (9.133). As informações, obtidas pelo jornal O Globo via Lei de Acesso à Informação, foram divulgadas nesta segunda-feira 2.

Apesar do volume significativo de ações no Nordeste, a região possui apenas 17,6% de toda a frota do país, segundo o Ministério dos Transportes. O Sudeste, região onde está quase metade (47,8%) da frota brasileira, foi menos afetado pelas ações da PRF do que o Nordeste: foram 2.543 veículos parados (ou 27,8% das abordagens) na região composta por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santos.

No primeiro turno das eleições de 2022, Lula (PT) obteve 66,76% dos votos válidos no Nordeste, contra 26,97% do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No Sudeste, por outro lado, Bolsonaro obteve, também no primeiro turno do pleito, 47,56% dos votos, contra 42,63% de Lula.

Os números da publicação sustentam a tese de desproporcionalidade nas atuações da PRF no Nordeste, no dia do segundo turno. 

No último dia 20, o ex-superintendente da PRF, Silvinei Vasques, negou que a corporação tenha atuado para prejudicar os eleitores de Lula no Nordeste. Em depoimento à CPMI do 8 de Janeiro, Vasques afirmou que o montante de operações no Nordeste ocorreu porque é na região que está “a maior estrutura da PRF no Brasil” e “a maior quantidade de unidades da PRF”. 

Na véspera do segundo turno das eleições do ano passado, Vasques fez uma publicação nas redes sociais pedindo voto para o então candidato Jair Bolsonaro. Ao lado de uma bandeira do Brasil, o ex-superintendente da PRF escreveu a frase “Vote 22”. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo