Política

Presidente do Conselho de Ética diz que compra de mansão por Flávio Bolsonaro ‘não é pauta’ para o colegiado

PSOL, PT e Rede cobram a abertura de processo contra o Zero Um por quebra de decoro parlamentar

O senador Flávio Bolsonaro SENADOR FLÁVIO BOLSONARO. FOTO: AFP
Apoie Siga-nos no

PSOL, PT e Rede protocolaram nesta quarta-feira 3 no Senado um ofício em que cobram a abertura, pelo Conselho de Ética, de um processo contra o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) por quebra de decoro parlamentar na compra de uma mansão em um bairro nobre de Brasília. O presidente do colegiado, o senador Jayme Campos (DEM-MT), no entanto, já se pronunciou contra a demanda das siglas.

Os quase 6 milhões de reais gastos por Flávio no negócio são muito superiores à renda de um parlamentar, que ganha 33 mil reais por mês. Além disso, representam um valor quase quatro vezes maior que o patrimônio declarado pelo Zero Um nas eleições de 2018.

Há cerca de dois anos e meio, o total declarado pelo senador ao Tribunal Superior Eleitoral era de 1,7 milhão de reais, incluindo dois imóveis e sua participação em uma franquia da Kopenhagen no Rio de Janeiro.

Além disso, o senador foi denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro sob acusação de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa no caso da rachadinha de salários em seus tempos de deputado estadual no Rio.

“Flávio Bolsonaro já está sendo investigado por lavagem de dinheiro através da compra e venda de imóveis e de uma loja de chocolates. Ao adquirir essa nova casa, ele dá um tapa na cara da sociedade demonstrando sua certeza de impunidade. O Senado precisa responder rápido e à altura”, afirmou o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, em nota.

Os partidos já haviam apresentado em 2019 um pedido de cassação do mandato de Flávio por causa, justamente, da acusação envolvendo a rachadinha.

Nesta quarta, no entanto, o presidente do Conselho de Ética, Jayme Campos (DEM-MT), afirmou que a compra da mansão não configura motivo para abertura de processo.

“A mera compra de uma mansão não é pauta para Conselho de Ética. Se há alguma irregularidade nisso, cabe à Receita Federal apurar, não ao órgão do Senado”, declarou Campos ao jornal O Globo.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo