Política

Presidente de comissão do Senado pede ao STM cópia de áudios sobre torturas na ditadura

Humberto Costa quer analisar gravações para saber quais medidas cabíveis podem ser tomadas. Nas fitas, ministros da Corte admitem que réus eram torturados durante regime militar

O senador Humberto Costa. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, Humberto Costa (PT-PE), enviou ao Superior Tribunal Militar (STM) o pedido para ter acesso às 10 mil horas de gravações de sessões da Corte, durante a ditadura, em que ministros admitem a prática de tortura no regime militar. Os áudios, gravados entre 1975 e 1985, foram divulgados pela colunista do GLOBO Miriam Leitão. Eles foram obtidos pelo historiador da UFRJ Carlos Fico por meio de uma autorização da Justiça.

Nas sessões, abertas e secretas, os ministros militares e civis do STM fazem comentários sobre casos de tortura que ocorreram durante a ditadura. Entre os relatos há o de uma mulher grávida de três meses que passou por um aborto após receber choques elétricos em seu aparelho genital.

No requerimento, endereçado ao presidente da Corte, ministro general Luis Carlos Gomes Mattos, Humberto pede a íntegra das gravações para que possam ser analisadas pela Comissão de Direitos Humanos do Senado. O senador pede para que o material seja enviado imediatamente ao colegiado.

Na sessão da CDH desta segunda-feira, Humberto afirmou que comissão deve se posicionar sobre as gravações. O senador disse ainda que vai conversar com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que as fitas possam ser ouvidas e analisadas pelo Senado para que, assim, seja possível discutir quais medidas cabíveis poderão ser tomadas.

— A confirmação de conhecimento por parte do STM de que ao menos havia denúncias da prática de torturas nos calabouços da ditadura militar nos traz esse assunto à tona e nos obriga a nos posicionar sobre isso — disse Humberto, que completou: — Me dirigirei ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no sentido de que ele possa autorizar que o próprio Senado, por meio de sua assessoria, possa ouvir essas fitas e, se necessário, fazer algum tipo de perícia sobre elas. A partir daí, nós discutirmos o que cabe do ponto de vista jurídico localmente.

A Lei da Anistia, no entanto, absolveu aqueles que cometeram crimes durante o regime militar, inclusive os agentes públicos que faziam as torturas. A legislação foi sancionada em 1979 pelo último presidente do regime militar, João Batista Figueiredo, e foi reiterada pelo Superior Tribunal Federal em 2010.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo