Justiça

Prerrogativas nega que tenha apresentado proposta de reforma do Judiciário a Lula

Em entrevista a CartaCapital, o coordenador do grupo, Marco Aurélio de Carvalho, afirmou que não foi procurado pelo petista e tampouco o procurou

O ex-presidente Lula. Foto: JULIEN DE ROSA/AFP
Apoie Siga-nos no

O Grupo Prerrogativas publicou uma nota nesta segunda-feira 17 negando que tenham tentado emplacar uma proposta de reforma do Judiciário no futuro plano de governo do ex-presidente Lula.

Em entrevista a CartaCapital, o coordenador do Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, negou que eles tenham sido procurados pelo petista ou que o tenham procurado para apresentar qualquer proposta.

“Estamos debatendo o sistema de Justiça e a instrumentalização do sistema de Justiça e seus efeitos perversos sobre o Poder Judiciário e a credibilidade das instituições, de um modo geral e sobre o País e a democracia desde sempre, fazemos esse debate desde 2014”, explicou.

“Por ora, esse tema tem sido debatido nas nossas livres, congressos, livros, reuniões. Se fomos instados pelo presidente Lula, pelo PT ou por quem quer que seja para dar as nossas colaborações, nós o faremos. Mas o fato é que não existe uma proposta acabada.

Também em nota o grupo chamou de ‘curiosa’ as resistências em torno de uma proposta que sequer existe. Carvalho ainda reforçou que a pauta não tem qualquer cunho eleitoral.

“Permanecemos sempre fazendo reflexões a respeito dessa questão, não estamos pautando esse tema agora, isso acompanha o grupo desde a sua função, em 2014”, acrescentou.

“A única certeza que temos é que se o ex-presidente Lula for fazer esse debate ele vai fazê-lo de uma forma muito democrática, vai ouvir todos os setores envolvidos, não só e nem principalmente o Prerrogativas, vai ouvir advogados, Poder Judiciário, o próprio Ministério Público. Ninguém tem dúvida de que ele foi o presidente que mais colaborou para a independência e autonomia das instituições.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo