Política

“Precisamos ter nosso Guantânamo”, diz governador do Rio

Prisão dos EUA para acusados de terrorismo é alvo de críticas de organismos internacionais

O novo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (Crédito: Divulgação) O novo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (Crédito: Divulgação)
Apoie Siga-nos no

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSL), defendeu nesta quinta-feira 3 que criminosos envolvidos com o tráfico de drogas sejam tratados como terroristas e que, uma vez presos, fiquem sem direito a receber visitas e longe da civilização. “Precisamos ter o nosso Guantânamo. É preciso colocar os terroristas em locais onde a sociedade se livre definitivamente deles”, disse.

A baía de Guantânamo localiza-se ao sul da ilha de Cuba e pertence aos Estados Unidos, que mantém no local uma base naval onde se encontram presos acusados de terrorismo capturados em guerras como as do Afeganistão e do Iraque. Diante de diversas denúncias em organismos internacionais sobre violações de direitos humanos, inclusive de tortura, o ex-presidente norte-americano Barack Obama manifestou em diversas ocasiões o desejo de fechar as instalações. Porém, com a vitória de Donald Trump nas eleições de 2016, os planos foram alterados e o governo decidiu destinar recursos para modernizar  a base.

Witzel fez a declaração durante discurso na posse do titular da recém-criada Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), o delegado Marcus Vinícius de Almeida Braga. Na cerimônia, que ocorreu na Cidade da Polícia, no Rio de Janeiro, Witzel disse ainda que ser favorável a uma nova legislação que aumente o tempo máximo da pena para os “narcoterroristas”, de 30 para 50 anos.

Investigação

Leia também: Os riscos e a viabilidade de uma política que dê ‘licença para matar’

O governador também lamentou o quadro atual da violência no estado. “Passei agora uma imagem para o nosso secretário em que criminosos estão usando uma manta de camuflagem com fuzis AK-47. Isso em Jacarepaguá. Eles estão sambando na nossa cara”, disse. Ao mesmo tempo, ele reconheceu que os traficantes que atuam nas comunidades não trabalham sozinhos. “Esses de fuzil na mão são o elo mais fraco da corrente. Por isso, vamos trabalhar para investigar o elo mais forte.”

Durante a posse, o novo secretário apresentou as mudanças na Polícia Civil que já foram definidas, entre elas a criação de novos departamentos para investigar o crime organizado, a corrupção e os homicídios. A Sepol foi criada juntamente com a Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) em substituição à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Seseg), que foi extinta.

Witzel disse que a mudança dará mais autonomia à Polícia Civil. “Não é possível ter uma instituição que investiga gente poderosa sem independência. Isso é básico”. O governador disse ser preciso ousar. “Não estamos mais no momento de ficar apegados a estruturas que não estão dando certo”. Ele também cobrou dos deputados estaduais que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprove uma Lei Orgânica da Polícia Civil.

Leia também: Bolsonaro ignora superlotação carcerária e pode levar caos ao sistema

Boletim de Ocorrência

Uma mudança nos procedimentos policiais que será adotada diz respeito aos boletins de ocorrência. Witzel anunciou que a Polícia Militar será autorizada a fazer o registro na rua. Os policiais deverão receber um treinamento. “A Polícia Militar está nas ruas e perde muito tempo nas delegacias com a burocracia processual”, disse.

Atualmente, o registro de boletim de ocorrência é atribuição exclusiva da Polícia Civil. “Em algumas situações em que não é necessário levar para a delegacia, o próprio policial militar pode fazer inclusive o Termo Circunstanciado. Essa é uma das questões que nós vamos testar, porque é preciso ousar”, disse o governador.

* Com informações da Agência Brasil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.