Política

PP vai indicar ex-vice-líder de Bolsonaro para a relatoria do arcabouço fiscal na Câmara

A indicação de Cajado para a relatoria do marco fiscal foi avalizada pelo Planalto; texto chega ao Congresso na tarde desta terça-feira

O deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA). Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A cúpula do PP bateu o martelo na indicação do deputado federal Cláudio Cajado (BA) para relatar a proposta do arcabouço fiscal enviado pelo governo Lula (PT) como substituto do teto de gastos. A informação foi confirmada a CartaCapital por parlamentares da sigla.

O anúncio do relator do texto será feito na tarde desta terça-feira 18 pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. O União Brasil também disputava a relatoria da matéria com o deputado federal Mendonça Filho (PE).

Com forte aproximação com o PT da Bahia, Cajado está em seu oitavo mandato e mais recentemente foi vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara. Logo após a vitória de Lula, o deputado disse, durante entrevista a CartaCapitalesperar “acenos” do petista para começar a discutir uma possível aliança.

Sua atuação como parlamentar coleciona críticas de petistas mais xiitas, como os votos favoráveis ao impeachment da então presidenta Dilma Rousseff e à reforma trabalhista.

A indicação de Cajado para a relatoria do marco fiscal, porém, foi avalizada pelo Planalto. Integrantes da articulação política do governo avaliam que um parlamentar do PP poderia ser um aceno positivo a Lira sobre a disposição do Executivo em agilizar a análise do texto.

Na última semana, o presidente da Câmara afirmou que o governo “não terá dificuldades” para aprovar o novo marco fiscal na Casa. “Pelos moldes que foi desenhado, não achamos nestes assuntos que foram tratados nenhuma dificuldade”, avaliou Lira à TV Bandeirantes.

O desenho do arcabouço fiscal deve ser encaminhado ao Congresso no final da tarde. A proposta será entregue aos presidentes da Câmara e do Senado por ministros do governo, a exemplo de Fernando Haddad (Fazenda).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo