Política

Possíveis sanções dos EUA contra Motta e Alcolumbre provocam novo racha no bolsonarismo

Ala mais radical faz coro a Eduardo Bolsonaro por revogação de vistos dos presidentes da Câmara e Senado; outro grupo acredita que ação enterraria anistia

Possíveis sanções dos EUA contra Motta e Alcolumbre provocam novo racha no bolsonarismo
Possíveis sanções dos EUA contra Motta e Alcolumbre provocam novo racha no bolsonarismo
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão solene destinada a inaugurar a 3ª Sessão Legislativa Ordinária da 57ª Legislatura. Mesa: presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP); presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O avanço das discussões na oposição sobre possíveis sanções norte-americanas contra os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), escancarou um novo racha no bolsonarismo. 

De um lado, congressistas mais alinhados ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) defendem abertamente que a Casa Branca revogue os vistos dos dois chefes do Legislativo. De outro, integrantes da ala mais pragmática do movimento, ligada ao chamado “Centrão raiz” e ao PL tradicional de Valdemar Costa Neto, avaliam que esse tipo de ação poderia prejudicar a articulação em torno do projeto de anistia aos réus e condenados pelos atos de 8 de Janeiro.

A ala mais radical vê nos presidentes das duas Casas um entrave direto às pautas da oposição. Motta foi alvo de críticas após não pautar o projeto da anistia antes do recesso e por manter a suspensão dos trabalhos nas comissões da Câmara, mesmo após pedidos de suspensão das férias.

Alcolumbre, por sua vez, tem rejeitado colocar em votação pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal, como Alexandre de Moraes – já sancionado pelos Estados Unidos com a revogação do visto.

Deputados próximos de Eduardo Bolsonaro têm defendido que Donald Trump adote o mesmo caminho com Motta e Alcolumbre. O discurso é o de que ambos “cooperam com a censura” e agem para proteger figuras do Judiciário, contrariando os princípios da liberdade de expressão que os bolsonaristas alegam defender.

No entanto, esse movimento não é unânime. Para parte do PL e de líderes do Centrão, uma eventual sanção americana contra os presidentes das Casas Legislativas jogaria Motta e Alcolumbre diretamente “no colo” do presidente Lula (PT).

Conforme o portal Metrópoles mostrou, esse grupo teme que a retaliação internacional fortaleça a aliança institucional entre Executivo, Legislativo e Judiciário, inviabilizando de vez a tramitação do projeto de anistia e outras pautas de interesse da oposição.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo