Política

Posse de Lula foi tema político mais pesquisado no Google em 2023; veja o ranking

Interesse pelos nomes de Janja, Alexandre de Moraes e Anderson Torres também foram captados pela empresa de tecnologia

01.01.2023 – Luiz Inácio Lula da Silva assume pela 3ª vez a Presidência da República e torna-se o 39º Presidente do Brasil - Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O Google divulgou nesta segunda-feira 11 os assuntos mais buscados na plataforma em 2023. ​​Em política, o tema mais pesquisado ao longo do ano no Brasil foi a posse do presidente Lula (PT) para o terceiro mandato.

A cerimônia foi marcada pela tensão entre os eleitores do petista e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — que escolheu ir para os Estados Unidos para não realizar o rito de entrega da faixa presidencial ao adversário. 

Com isso, Lula subiu a rampa e recebeu a faixa presidencial de 8 pessoas, entre elas, um menino e uma mulher negros, um jovem ativista na luta anticapacitista e um indígena. A escolha foi uma forma de ter mais representatividade no momento solene.

Na sequência, de acordo com o Google, o nome do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, aparece como o segundo mais procurado nas buscas. Torres foi preso após os atos golpistas de 8 de janeiro, quando milhares invadiram e depredaram Planalto, Congresso e STF. 

A partir da forte atuação em conter os atos extremistas, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, é o terceiro colocado nas pesquisas. Moraes é o relator das ações penais que julgam os invasores.   

Em seguida, são elencados o nome da primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, que se destacou na participação e articulações nas agendas oficiais; o projeto do governo sobre a Reforma Tributária e a Intervenção federal adotada no Distrito Federal após os atos do 8 de janeiro.

O sétimo termo mais buscado foi o nome do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo). O pico de pesquisas foi registrado em maio, quando o Tribunal Superior Eleitoral determinou a perda de mandato de Dallagnol por descumprimento da Lei da Ficha Limpa.

Dallagnol é seguido pelo senador Marcos do Val (Podemos), que aparece em foco nas buscas depois de ter declarado participação em uma conspiração golpista para tentar gravar de maneira escondida o ministro Alexandre de Moraes. 

Por fim, a quebra do sigilo de 100 anos em documentos oficiais e a inelegibilidade de Bolsonaro também entram na lista de temas mais pesquisados no País no segmento político. 

Acontecimentos do mundo

No mundo, a guerra entre Israel e o movimento palestino Hamas está entre os acontecimentos mais pesquisados. O conflito já dura 65 dias e deixou ao menos 17 mil mortos.

As investigações sobre violência doméstica, com o caso Ana Hickmann e o inquérito do jogador Daniel Alves, na Espanha, também ficaram entre os mais pesquisados em 2023. 

‘Por que?’ e ‘O que é?’

Duas listas de cinco perguntas feitas ao Google também foram divulgadas nesta segunda-feira como parte dos rankings de pesquisas em 2023. São elas:

  • Por que a guerra em Israel e Gaza?
  • Por que a Rachel Sherazade foi expulsa?
  • Por que MC Kauan foi preso?
  • Por que não pode olhar para o eclipse solar?
  • Por que o Titanic afundou?
  •  O que é intervenção federal?
  • O que é urdu?
  • O que é Hamas?
  • O que é Threads?
  • O que é anistia?

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo