Política

PoderData: Lula tem 45% dos votos válidos, contra 39% de Bolsonaro e 9% de Ciro

Na última semana, o ex-presidente intensificou a campanha pelo ‘voto útil’, que pode lhe render a vitória já no primeiro turno

Fotos: Ricardo Stuckert; Evaristo Sa/AFP; e Divulgação
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) segue na liderança da corrida presidencial, segundo a nova rodada da pesquisa PoderData, divulgada nesta quarta-feira 14. Ao todo, o petista tem 43% das intenções de voto contra 37% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O levantamento ainda mostra Ciro Gomes (PDT) com 8% e Simone Tebet (MDB) com 5%. Os dois políticos estão mais distantes do primeiro pelotão, mas seus eleitores entraram na mira de quem defende o chamado ‘voto útil’.

Vale destacar que, desde a última semana, Lula passou a usar abertamente a estratégia do ‘voto útil’ para tentar sacramentar sua vitória em primeiro turno. Para isso, no entanto, precisa obter mais de 50% dos votos válidos, que excluem nulos ou brancos, o que ainda não conseguiu, segundo a PoderData.

Na pesquisa, o petista tem 45% dos votos válidos contra 39% de Bolsonaro, 9% de Ciro e 6% de Simone. Há ainda 1% em favor de Felipe D’avila (Novo).

O resultado atual aponta, portanto, para um segundo turno entre Lula e o ex-capitão. Na disputa direta, segundo a PoderData, o ex-presidente teria 51%, ante 42% de Bolsonaro, uma diferença de 9 pontos percentuais, uma das mais apertadas registradas pela pesquisa em sua série histórica.

Para chegar aos números desta quarta-feira, foram ouvidos, por telefone, 3.500 eleitores entre os dias 11 e 13 de setembro. A margem de erro da PoderData é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento, registrado sob o número BR-02955/2022 no Tribunal Superior Eleitoral, foi contratado pelo site Poder360 em parceria editorial com a TV Cultura.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo