Política
PoderData: Lula mantém liderança no 1º e no 2º turnos; Moro ultrapassa Ciro
A vantagem do petista sobre Bolsonaro, porém, caiu na comparação com a rodada de um mês atrás


Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira 16 mostra que Lula (PT) mantém a liderança da corrida rumo à Presidência da República em outubro. A vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), porém, caiu na comparação com a rodada de um mês atrás.
O petista marca 40% das intenções de voto, ante 31% de Bolsonaro. Há um mês, liderava por 42% a 28%.
Na chamada ‘terceira via’, Sergio Moro (Podemos) chegou a 9% e se descolou de Ciro Gomes (PDT), que aparece com 4%. Há 15 dias, os dois empatavam com 7% das intenções.
Aparecem a seguir João Doria (PSDB), com 3%; André Janones (Avante), com 2%; Alessandro Vieira (Cidaania), com 1%; e Rodrigo Pacheco (PSD), com 1%. Simone Tebet (MDB) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram.
Segundo turno
Lula venceria qualquer oponente no segundo turno por pelo menos 15 pontos – há um mês, a vantagem mínima era de 22 pontos.
Veja os cenários considerados pelo PoderData:
- Lula 50% x 35% Bolsonaro
- Lula 47% x 32% Moro
- Lula 45% x 22% Ciro
- Lula 46% x 18% Doria
O PoderData entrevistou, por telefone, 3.000 pessoas de 243 municípios nas 27 unidades da Federação entre 13 e 15 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PSOL apresenta condições para apoiar Lula já no 1º turno
Por Alisson Matos
Após encontro com Lula, Wagner diz que mantém pré-candidatura ao governo da Bahia
Por CartaCapital
Longe de Lula, mas também de Bolsonaro: pesquisa traça perfil do eleitorado ‘indeciso’
Por CartaCapital