Política

PoderData: Bolsonaro cresce 10 pontos em 15 dias entre os evangélicos

A movimentação nos resultados ocorre logo após a revelação de escândalos envolvendo um gabinete paralelo formado por pastores no MEC

Bolsonaro e Silas Malafaia. O religioso é considerado um dos principais conselheiros do ex-capitão. Foto: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

A pesquisa PoderData desta quarta-feira 13 mostra uma grande variação no voto do eleitorado evangélico em apenas 15 dias, dando a Jair Bolsonaro (PL) uma vantagem ainda maior sobre o ex-presidente Lula (PT) entre os integrantes deste segmento da população.

Bolsonaro registrou 53% de intenções de voto entre os eleitores evangélicos. Há apenas duas semanas, somava 43% – um salto, portanto, de dez pontos percentuais no curto período de tempo.

Lula, por sua vez, caiu 7 pontos percentuais no período. Se há duas semanas o ex-presidente somava 31% de intenções de voto no grupo, nesta quarta reuniu apenas 24% da preferência.

Os resultados dariam, se as eleições fossem apenas neste segmento, a vitória em primeiro turno a Jair Bolsonaro, já que os demais candidatos, juntos, somam 10%.

Vale ressaltar que a movimentação nos resultados ocorre logo após a revelação dos escândalos envolvendo um gabinete paralelo formado por pastores no Ministério da Educação.

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito vem sendo articulada pela oposição para apurar as suspeitas de propina cobradas pelos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, ligados à Assembleia de Deus, em troca de liberação de recursos da Educação. O esquema teria aval de Bolsonaro, de acordo com áudio do ex-ministro Milton Ribeiro vazado pelo jornal Folha de S. Paulo.

A bancada evangélica, no entanto, formou uma ‘tropa de choque’ do governo para tentar barrar a instalação da CPI no Senado. Até aqui, o grupo conseguiu reverter ao menos quatro votos de senadores que inicialmente eram favoráveis à comissão.

Católicos

O PoderData também monitorou a intenção de votos entre os eleitores católicos. Neste caso, a polarização se inverte, dando a Lula a vitória em primeiro turno no segmento.

O petista tem 47% dos votos dos católicos, de acordo com a pesquisa. Há quinze dias, o PoderData indicava 44% em favor do ex-presidente.

Bolsonaro, por sua vez, tem no levantamento desta quarta-feira 29% da preferência dos eleitores católicos do Brasil. O percentual é o mesmo registrado há duas semanas.

Na terceira via, Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) são os que apresentam melhor desempenham neste caso, tendo 5% de indicações de voto cada. Os demais candidatos, quando somados, chegam a 5%.

Para chegar aos resultados foram realizadas 3 mil entrevistas entre 10 e 12 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo