CartaExpressa
Planalto cancela reunião de Lula com líderes da Câmara
Reunião estava prevista para esta segunda-feira


A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com líderes da Câmara dos Deputados, que ocorreria nesta segunda-feira 5, foi cancelada. Apenas a reunião com os senadores foi mantida, para as 18 horas.
O encontro com os deputados estava marcado para as 17 horas.
À CartaCapital, o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), disse ter sido informado às 15 horas sobre o cancelamento, pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (CE). Segundo Dirceu, a reunião “estava somente prevista” e foi cancelada porque “houve um problema na agenda do presidente”.
A decisão teria ocorrido após alguns líderes terem acompanhado o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a um evento em São Paulo. Optou-se, portanto, que essa agenda ficasse para um segundo momento. Há uma possibilidade de que o encontro ocorra na próxima semana, mas não há uma data definida.
Na manhã desta segunda, Lira se reuniu com Lula em Brasília. Após a conversa, o presidente da Câmara disse que o governo precisa participar mais da articulação no Congresso. O deputado negou que haja uma “queda de braço” com Lula e se disse um “facilitador”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.