Política

PL quer cassar Glauber Braga, que prepara contra-ataque a Arthur Lira no Conselho de Ética

‘Gostaria de saber se o senhor não tem vergonha’: após essa declaração do deputado do PSOL, o presidente da Câmara ameaçou retirá-lo do plenário

Glauber Braga e Arthur Lira. Fotos: Paulo Sergio e Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O PL, partido de Jair Bolsonaro, protocolou no Conselho de Ética da Câmara um pedido de cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL) por suposta quebra de decoro parlamentar.

A decisão do partido vem após uma discussão entre Braga e Arthur Lira (PP-AL). O presidente da Câmara chegou a ameaçar retirar o deputado do PSOL do plenário da Casa. A irritação de Lira veio logo após Braga iniciar um discurso com a seguinte declaração: “Gostaria de saber se o senhor não tem vergonha”.

O pronunciamento de Glauber Braga, interrompido por Lira, tinha o objetivo de criticar a defesa da privatização da Petrobras pelo presidente da Câmara.

Em meio à discussão, Glauber chamou Lira de “ditador”, ao que o líder do Centrão respondeu: “Se ele continuar faltando com respeito à Casa ou a qualquer deputado aqui (…), eu usarei de medidas mais duras para retirá-lo do plenário”.

Após o episódio, o PL alegou, ao acionar o Conselho de Ética, que “a quebra do decoro parlamentar, mais que uma infração funcional, afronta o princípio da moralidade pública”. Afirmou ainda que Braga teria, “por reiteradas vezes, descumprido e desrespeitado a Constituição (…) ao abusar de suas prerrogativas parlamentares para perturbar a ordem das sessões, infringir regras de boa conduta e insultar outros parlamentares e a Mesa”.

A CartaCapital, Glauber Braga afirmou que o processo é “uma tentativa de intimidação e de perseguição”.

“Vamos seguir denunciando, com toda a firmeza, esse absurdo e essa fraude que Lira está tentando impor com a privatização da Petrobras na aprovação de um projeto por maioria simples. Vamos utilizar de todos os meios para demonstrar o que essa turma está tentando fazer”, afirmou o psolista, que prepara um contra-ataque ao presidente da Câmara na mesma instância.

Quem tem de ir para o Conselho de Ética é o senhor Arthur Lira, e o PSOL está entrando contra ele no Conselho, porque o que ele fez foi tentar calar e cercear fisicamente um mandato parlamentar, quando, inclusive, ameaçou de me tirar do plenário”, prosseguiu. “Se ele acha que a gente vai recuar com esse tipo de ameaça, está muito enganado. Ele é quem tem de responder e ser responsabilizado por isso.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.