Justiça

Piso salarial: enfermeiros estão indignados, mas não com STF, diz representante do Cofen

A categoria tem mobilizado atos para o dia 21 de setembro em todo o País

Enfermeiros no Brasil. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

Daniel Menezes, representante do Conselho Federal de Enfermagem, o Cofen, afirmou que a categoria está revoltada com a suspensão do piso salarial e que tentará reverter a situação.

“A gente recebeu com bastante tristeza. A categoria está muito consternada e isso tem inflamado movimentos e mobilizações pelo Brasil. Está marcado para o dia 21 de setembro uma mobilização de 24 horas em todo país, mostrando essa indignação”, disse ele em entrevista ao UOL.

No entanto, Menezes aponta que a indignação da classe não está direcionada ao Supremo Tribunal Federal, que formou maioria nesta quinta-feira 16 para manter a decisão liminar que suspendeu o piso, dado que o projeto de lei que o criou, não apontou a fonte de custeio das despesas. 

“A indignação não é contra o STF, porque a gente respeita todos poderes. E a gente sabe que a luta perpassa qualquer disputa eleitoral ou política”, declarou. 

Ele destaca que os enfermeiros foram prejudicados pela má distribuição do orçamento da Saúde sob responsabilidade do governo federal. 

“A gente vai poder participar juridicamente dessa questão. O impacto financeiro já foi amplamente debatido no Congresso. O que a gente precisa, e o Pacheco já deu entrevista, é da responsabilidade do Congresso de agilizar, antes de 2 de outubro até, a aprovação dos projetos que tratam das fontes de financiamento”, concluiu Menezes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo