Justiça

PGR quer saber se réus pelo 8 de Janeiro seguem Bolsonaro nas redes sociais

O pedido foi apresentado no âmbito de um inquérito aberto pelo STF para apurar a invasão às sedes dos Três Poderes

O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal que determine que Instagram, LinkedIn, Twitter e TikTok informem se 244 réus por participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro seguem ou seguiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais.

O pedido foi apresentado no âmbito de um inquérito aberto pelo STF para apurar a invasão às sedes dos Três Poderes. As investigações são conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes.

No ofício, a PGR pede que as plataformas informem:

  • se os denunciados eram ou são seguidores de Bolsonaro;
  • a data na qual ex-seguidores deixaram o perfil;
  • se os denunciados repostaram publicações do ex-presidente sobre supostas fraudes no sistema eleitoral e em temas relacionados a intervenção militar.

O subprocurador Carlos Frederico Santos havia solicitado que as redes sociais identificassem todos os seguidores de Bolsonaro. De acordo com ele, a medida possibilitaria fazer um mapeamento sobre o alcance de postagens do ex-presidente com informações falsas.

Neste novo pedido, a PGR recuou parcialmente, devido ao perigo de “comprometer a capacidade operacional de levantamento, de forma célere, dos dados solicitados, além do risco de comprometer o fluxo seguro para a transmissão das informações”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo