Política

PGR pede acesso a alertas da Abin sobre colapso na pandemia, ignorados por Bolsonaro

Os documentos, produzidos entre 2020 e 2021, foram mantidos em sigilo pelo governo do ex-capitão

O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da República pediu à Agência Brasileira de Inteligência o compartilhamento de todos os relatórios produzidos pelo órgão durante a pandemia e enviados ao então presidente Jair Bolsonaro.

Documentos escritos pela Abin e pelo Gabinete de Segurança Institucional entre março de 2020 e julho de 2021 foram mantidos em sigilo pelo governo Bolsonaro. Os relatórios projetavam o número de mortes em decorrência da Covid-19 no Brasil.

O ex-capitão decidiu ignorar de forma deliberada as recomendações do Ministério da Saúde sobre o uso de máscaras e o distanciamento social. Os relatórios também desaconselhavam o uso da cloroquina e mencionavam a vacinação como uma forma efetiva de controlar a disseminação da doença, além de alertar sobre um possível colapso das redes de saúde e funerária.

No início de julho, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, anulou uma decisão da Justiça Federal de Brasília que havia arquivado parcialmente uma investigação sobre supostas irregularidades e omissões do governo Bolsonaro na pandemia.

Por ordem de Gilmar, a PGR terá de reavaliar, a partir de um relatório da Polícia Federal, se há indícios de crimes nas condutas de Bolsonaro; do ex-ministro Eduardo Pazuello (Saúde); do coronel Elcio Franco, ex-braço direito de Pazuello na pasta; e de Fábio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência.

Também devem entrar na mira Mayra Isabel Correia Pinheiro, ex-secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e Mauro Luiz Ribeiro, do Conselho Federal de Medicina.

A investigação analisa, entre outros, possíveis crimes de epidemia com resultado de morte, emprego irregular de verbas pública e prevaricação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo