Política

PGR diz ao STF ser contra concessão de regime semiaberto para Daniel Silveira

O caso tramita sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da República informou ao Supremo Tribunal Federal ser contra a concessão de regime semiaberto ao ex-deputado Daniel Silveira. O caso tramita sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Em maio de 2023, o STF anulou o indulto presidencial concedido por Jair Bolsonaro (PL) a Silveira, condenado pelos crimes de ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação no curso do processo.

À época do julgamento, Silveira já estava em prisão preventiva no Rio de Janeiro, por descumprir medidas cautelares. A partir do resultado da votação, passou a cumprir a pena pela condenação.

A defesa tenta no STF a progressão de regime por meio da inclusão do período de prisão preventiva à conta realizada para autorizar a diminuição da pena. O argumento é rechaçado pela PGR, a partir de parecer do vice-procurador-geral da República Hindenburgo Chateaubriand Filho.

Segundo o Ministério Público Federal,  “as novas considerações aduzidas pelo apenado, acerca do pedido de progressão de regime, não são suficientes para alterar o entendimento anteriormente exposto”. O órgão defendeu, porém, incorporar cinco certificados de estudo obtidos por Silveira na cadeia à conta para redução da pena.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo