Política

PGR denuncia mais 5 pessoas envolvidas em atos de terrorismo na Câmara

Somente no Congresso, estima-se que os prejuízos causados ao erário pelos bolsonaristas somam 13,5 milhões de reais

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da República denunciou ao Supremo Tribunal Federal mais cinco pessoas envolvidas na depredação da Câmara dos Deputados em 8 de janeiro. As peças foram apresentadas no âmbito do inquérito que investiga os executores da invasão aos prédios dos Três Poderes.

Os bolsonaristas, segundo a PGR, deverão responder pelos seguintes crimes:

  • tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito com uso de violência ou grave ameaça;
  • golpe de estado;
  • dano qualificado por violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima;
  • e associação criminosa armada.

Na peça, que está sob sigilo, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos ainda solicita ao STF o bloqueio de bens e a preservação das postagens nas redes sociais dos acusados.

De acordo com o MPF, os bolsonaristas quebraram vidros, móveis, lixeiras, computadores, totens informativos, obras de arte, pórticos, câmeras de circuito fechado de TV, equipamentos de segurança e veículos da Câmara. Eles também acessaram e depredaram espaços da chapelaria, do Salão Negro, das cúpulas, do museu, além de móveis históricos e do tapete do Salão Verde.

O órgão ainda afirma que em caso de recebimento da denúncia, os responsáveis pela depredação também podem responder pelo crime de deterioração de patrimônio tombado. Somente no Congresso Nacional, estima-se que os danos ao erário público somam 13,5 milhões de reais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo