Política

PF ouve 81 militares sobre os atos de 8 de Janeiro; 8 não compareceram

O conteúdo das oitivas será anexado ao inquérito em tramitação no Supremo Tribunal Federal

O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes. Foto: Divulgação/Exército Brasileiro
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal tomou nesta quarta-feira 12 os depoimentos de 81 militares sobre os atos golpistas de 8 de Janeiro, mas oito oitivas programadas não aconteceram. A informação foi divulgada pela TV Globo.

O conteúdo dos depoimentos será anexado ao inquérito em tramitação no Supremo Tribunal Federal sobre o envolvimento de integrantes das Forças Armadas no terrorismo bolsonarista. Em fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes decidiu que o julgamento desses militares deve acontecer na Corte.

Desde o início da manhã, eles foram ouvidos na Academia Nacional da PF, a partir de um forte esquema especial para o qual foram escalados 50 delegados. Entre os depoentes esteve o general do Exército Gustavo Henrique Dutra de Menezes.

Na terça 11, o governo Lula formalizou, por meio do Diário Oficial da União, a exoneração de Dutra de Menezes do Comando Militar do Planalto. Ele estava afastado do posto desde 16 de fevereiro e já ocupava o cargo de 5º subchefe do Estado-Maior da Força.

O general se tornou alvo de desconfianças do governo após o 8 de Janeiro. Com a mudança, portanto, ele deixou o sensível Batalhão da Guarda Presidencial, subordinado ao CMP.

Durante depoimento à PF em fevereiro, o ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal Jorge Eduardo Naime acusou o Exército de “frustrar todos os planejamentos e as tentativas” de retirar os bolsonaristas do acampamento instalado em frente ao quartel-general de Brasília.

Naime afirmou ter participado de uma reunião no Palácio do Planalto em dezembro, durante a qual teria sido detalhado o plano para desmobilizar o acampamento. A ação, segundo ele, ocorreria antes da posse do presidente Lula (PT).

O coronel disse que a PM “colocou todos os meios necessários à disposição do Exército Brasileiro”, mas, posteriormente, recebeu a informação de que Dutra de Menezes havia suspendido a operação por ordem do comandante do Exército à época, general Júlio César de Arruda. Em janeiro, Lula demitiu Arruda e escolheu o general Tomás Ribeiro Paiva para chefiar a Força.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo