Política

PF investiga mudança de domicílio eleitoral de Tarcísio, candidato de Bolsonaro em SP

A apuração foi aberta a pedido da Promotoria Eleitoral de São José dos Campos, após a locação de um imóvel na cidade pelo ex-ministro

O ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Foto: EBC Créditos: EBC
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal abriu um procedimento para apurar eventuais irregularidades na declaração de domicílio eleitoral de Tarcísio de Freitas (Republicanos), pré-candidato bolsonarista ao governo de São Paulo. 

O pedido para abertura de investigação partiu Promotoria Eleitoral de São José dos Campos. Segundo o promotor eleitoral Luiz Fernando Guedes Ambrogi, o ex-ministro, natural do Rio de Janeiro e que residia em Brasília, transferiu seu domicílio eleitoral para São José dos Campos em janeiro. 

A legislação eleitoral brasileira exige residência de no mínimo três meses no novo domicílio para concretizar a transferência do título de eleitor. 

Segundo o pedido de investigação, o MP recebeu “diversas denúncias” sobre eventuais irregularidades na declaração de domicílio eleitoral do pré-candidato.

Uma matéria da Folha de S. Paulo também foi usada como indício de possível irregularidades no trâmite eleitoral. Segundo o jornal, Tarcísio disse que não morava no apartamento de São José dos Campos indicado à Justiça Eleitoral como domicílio no estado. 

A Promotoria Eleitoral de São José dos Campos arquivou, em outra oportunidade, uma representação que contestava o registro eleitoral do bolsonarista.

“Está mais do que exaurida a comprovação de que o representado, como sustentado, há muitos anos possui liames com São José dos Campos e que, de fato, possui domicílio eleitoral nesta circunscrição, nos termos do contrato de locação, datado de 30 de setembro de 2021, prova que satisfaz os requisitos para o alistamento eleitoral, conforme reconhecido pela deferimento do requerimento de alistamento eleitoral”, diz um trecho do pedido de arquivamento. 

Em junho, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo também negou a abertura de uma investigação para apurar irregularidades na transferência de domicílio eleitoral de Tarcísio. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.