CartaExpressa

PF intima Jaques Wagner para prestar depoimento sobre o Caso Master

O senador será ouvido em 7 de agosto no inquérito que apura supostas vantagens indevidas concedidas pelos banqueiros Daniel Vorcaro e Augusto Lima

PF intima Jaques Wagner para prestar depoimento sobre o Caso Master
PF intima Jaques Wagner para prestar depoimento sobre o Caso Master
O senador Jaques Wagner (PT-BA). Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal marcou para 7 de agosto o depoimento do senador Jaques Wagner (PT-BA) no inquérito que apura supostas irregularidades relacionadas ao Banco Master. O petista é investigado após ter sido alvo de uma operação da PF em junho, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça

A apuração busca esclarecer suspeitas de que o senador teria recebido vantagens indevidas por meio de pessoas ligadas ao Master. Entre os fatos investigados está o pedido para que o empresário Augusto Lima adquirisse um apartamento de aproximadamente 2,5 milhões de reais, em Salvador, destinado à filha do senador.

Além desse episódio, os investigadores devem questionar Wagner sobre a tentativa de venda de um terreno em Camaçari (BA), avaliado em 15,8 milhões de reais, registrada um dia após o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. A negociação acabou bloqueada em razão da indisponibilidade de bens determinada pelo relator do caso no STF. 

A investigação provocou mudanças na articulação política do governo. Após ser alvo da operação da Polícia Federal, Jaques Wagner deixou a liderança do governo no Senado, cargo que ocupava desde o início do terceiro mandato do presidente Lula (PT). Em seu lugar, assumiu Teresa Leitão (PT-PE).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo