Política

PF encontra na sede do PL documento com ‘argumentos’ para decretar estado de sítio

A apreensão do texto ocorreu no âmbito de uma operação sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022

Agentes da Polícia Federal deixam a sede do PL, em Brasília, após operação que mirou Jair Bolsonaro e aliados em 8 de fevereiro de 2024. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal encontrou na sede do PL, em Brasília, um texto que apresentava “argumentos” para declarar estado de sítio e decretar uma operação de Garantia da Lei e da Ordem no Brasil. O documento foi revelado pela GloboNews nesta quinta-feira 8.

“Afinal, diante de todo o exposto e para assegurar a necessária restauração do Estado Democrático de Direito no Brasil, jogando de forma incondicional dentro das quatro linhas, com base em disposições expressas da Constituição Federal de 1988, declaro o Estado de Sítio; e, como ato contínuo, decreto Operação de Garantia da Lei e da Ordem”, diz um trecho. Não há indicação do autor da minuta.

A apreensão do texto ocorreu no âmbito de uma operação da PF sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. A ação, que mira Jair Bolsonaro (PL), militares de alta patente e ex-ministros, foi autorizada por Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Clique aqui e leia a íntegra da decisão.

Os fatos apurados pela PF configuram, em tese, os crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Advogado de Bolsonaro e ex-ministro, Fabio Wajngarten afirmou nas redes sociais que o “padrão do documento não condiz com as tradicionais e reconhecidas falas e frases do presidente” e que “tal conteúdo escrito depende mandatoriamente de ação conjunta de outros poderes”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo